Victoza: Conheça os benefícios desse remédio

Um dos medicamentos mais usados para o tratamento da diabetes tipo 2, o Victoza tem apresentado bons resultados no controle do índice glicêmico, chamando a atenção de muitos portadores da doença. Mas quais são os benefícios que esse remédio oferece? Continue a leitura que vamos lhe contar!

Victoza benefícios
Victoza: Conheça os benefícios desse remédio (Foto: Reprodução internet)

O famoso remédio, comercializado na forma de solução injetável, tem como princípio ativo a Liraglutida, hormônio sintético que imita o GLP-1 (glucagon-like peptídeo), um hormônio produzido naturalmente pelo corpo, em pessoas saudáveis.

A Liraglutida estimula as células beta do pâncreas a produzirem insulina, substância que tem sua produção prejudicada nos diabéticos. Dessa forma, o medicamento ajuda a regular as taxas de glicose na corrente sanguínea, sendo bastante recomendado para quem tem diabetes tipo 2.

Benefícios do Victoza

Entre os benefícios do Victoza para diabéticos, o principal é a já citada capacidade do medicamento de melhorar a produção de insulina e de regular o índice glicêmico, evitando tanto as altas quanto as baixas taxas de glicose no sangue, e por consequência prevenindo diversos males que a diabetes pode causar.

Mas esse medicamento para tratar diabetes tem ainda um outro benefício que vem chamando a atenção. É que ele também age no sistema nervoso central, estimulando o neurônio responsável pela sensação de saciedade, ou seja, quem toma Victoza acaba sentindo menos fome, levando à perda de peso.

Victoza benefícios
A liraglutida, princípio ativo do Victoza, estimula a produção de insulina (Foto: Pixabay)

Isso acontece devido à capacidade que a Liraglutida tem de evitar que o açúcar ingerido durante a alimentação se transforme em gordura. Além disso, a regulação das taxas de glicose torna a digestão mais lenta, prolongando a saciedade e permitindo controlar a vontade de comer.

Outro detalhe interessante é que o princípio ativo do Victoza tem ação prolongada por até 24 horas, o que leva a uma redução significativa na quantidade de calorias ingeridas, enquanto a versão natural do hormônio, produzida pelo pâncreas, age durante apenas 3 minutos.

Victoza em tratamentos para emagrecer

Conforme vimos acima, o Victoza emagrece, ajudando a combater a obesidade associada à diabetes (pesquisas indicam que o medicamento pode levar o usuário a perder até 4 kg por mês).

Essa poderosa ação da Liraglutida tem feito com que muitos médicos passassem a receitar o medicamento em tratamentos para emagrecer, mesmo em casos de pessoas que não têm diabetes.

No entanto, é importante ressaltar que o Victoza ainda não foi liberado para ser usado como emagrecedor, já que não há estudos mostrando a ação do medicamento em pessoas que não apresentam taxas elevadas de glicose, como os diabéticos, não sendo recomendado o seu uso com a finalidade única de perder peso.

Victoza benefícios
O Victoza ajuda a emagrecer, aparecendo em alguns tratamentos que têm essa finalidade (Foto: Pixabay)

Efeitos colaterais do Victoza

De maneira geral, o Victoza é bem tolerado pelo organismo, mas como todo remédio, está sujeito a gerar algumas reações adversas. Alguns dos mais comuns efeitos colaterais da Liraglutida são:

  • Constipação
  • Gastrite
  • Diarreia
  • Vômito
  • Hipoglicemia
  • Dor abdominal
  • Náuseas
  • Dor de cabeça
  • Reações alérgicas no local da aplicação

Os efeitos a longo prazo do uso do medicamento ainda não foram identificados. Vale ressaltar também que o Victoza não é recomendado para tratar diabetes tipo 1.

/* */