Uma pitada de sal pode ajudar o diabético a comer melhor: entenda

Para controlar a diabetes, é fundamental se adaptar a uma alimentação mais saudável. Muitos alimentos são taxados como vilões da doença e são condenados na dieta. É o caso, por exemplo, do sal. O excesso deste alimento está relacionado com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que é uma das principais complicações da diabetes. Mas, como o segredo de tudo está no equilíbrio, não é preciso abolir o sal da alimentação – até porque ele ajuda no sabor das refeições. Uma pitada de sal pode ajudar o diabético a comer melhor: entenda.

Uma pitada de sal pode ajudar o diabético a comer melhor entenda (Foto: Divulgação)
Uma pitada de sal pode ajudar o diabético a comer melhor entenda (Foto: Divulgação)

 

Uma pitada de sal pode ajudar o diabético a comer melhor: entenda

Uma pitada de sal pode ajudar o diabético a comer melhor: entenda porque isso acontece. Estudos apontam que 70% dos diabéticos apresentam problemas cardiovasculares, como a hipertensão (aumento da pressão arterial). Por conta dessa predisposição e para não entrar nessa estatística, o paciente diabético precisa tomar alguns cuidados, principalmente quanto à alimentação, evitando o excesso de determinados alimentos.

 

Coma sal sempre (Foto: Divulgação)
Coma sal sempre (Foto: Divulgação)

Cuidado com a hipertensão

Embora a hipertensão esteja relacionada com histórico familiar e ao sedentarismo, entre outros fatores, sabe-se que ela também está fortemente ligada à ingestão exagerada do sal. Um aspecto totalmente controlável. Especialistas têm alertado que o consumo exagerado de sal ocasiona ainda a retenção de líquidos no organismo e problemas renais.

É importante destacar, porém, que esses problemas podem surgir com o consumo excessivo. O sal apresenta elementos benéficos para o organismo, seja para diabéticos ou não, se consumidos de forma moderada e de acordo com as necessidades e particularidades de cada pessoa.

Aposte no consumo de sal com moderação (Foto: Divulgação)
Aposte no consumo de sal com moderação (Foto: Divulgação)

Coma sal para o seu equilíbrio

O sal ajuda a manter em equilíbrio os fluidos do organismo e realiza a transmissão dos impulsos nervosos. O iodo, micronutriente do sal, é utilizado na síntese dos hormônios tireoidianos, a triiodotironina e a tiroxina – responsáveis pela ação do crescimento físico e neurológico e da manutenção do fluxo normal de energia.

Confira também: Como controlar a diabetes

Coma melhor com sal dosado

Por esta razão, o sal pode ser utilizado por diabéticos, mas de forma controlada. Uma pitada de sal pode ajudar o diabético a comer melhor, garantindo um sabor extra nas refeições e benefícios à saúde. O segredo é consumi-lo na medida certa, considerando ainda o sal já presente nos produtos e não só aquele adicionado manualmente nas receitas.

Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação diária para o consumo de sal é de, no máximo, 5 gramas (1 colher de chá rasa) por uma pessoa adulta. De toda forma, procure orientação de um profissional da nutrição, pois ele indicará a quantidade adequada para o seu caso específico.