Truques culinários para quem tem diabetes

Uma das principais recomendações para os diabéticos é manter uma alimentação saudável e equilibrada para ajudar no controle dos níveis de glicemia no sangue. Engana-se quem pensa, porém, que uma dieta neste perfil não pode ser saborosa. Seguindo algumas dicas simples na hora de preparar algumas receitas é possível manter a saúde em dia, conviver bem com o diabetes e ainda ficar com água na boca. Conheça alguns Truques culinários para quem tem diabetes.

Truques culinários para quem tem diabetes (Foto: Divulgação)
Truques culinários para quem tem diabetes (Foto: Divulgação)


Truques culinários para quem tem diabetes

Emagreça a receita

Um truque excelente para reduzir o teor de gordura de suas receitas é substituir uma parte do creme de leite por uma mistura mais “magra”: uma xícara de leite desnatado, uma colher de amido e uma colher de margarina light. Depois de misturados, os ingredientes devem ser cozidos até atingir uma consistência de creme.

Adoçante ajuda muito nessa missão (Foto: Divulgação)
Adoçante ajuda muito nessa missão (Foto: Divulgação)

Invista na aveia

A aveia possui uma fibra solúvel que arrasta o colesterol para fora do organismo, ajudando, assim, a evitar placas de gordura.

Você pode comer com qualidade sendo diabético (Foto: Divulgação)
Você pode comer com qualidade sendo diabético (Foto: Divulgação)

Abuse das claras

Na receita, retire um ovo inteiro e acrescente duas claras no lugar. Além de ajudar na consistência do preparo, as claras contém proteína de alta qualidade. Mas atenção: é preciso redobrar o cuidado porque a gordura das claras, em excesso, é suspeita de acarretar problemas nas artérias.

Substitua o achocolatado

Na hora de preparar o bolo de chocolate, substitua o achocolatado, que costumam ter grande quantidade de açúcar, pelo cacau em pó. Além de mais saudável, a receita fica muito mais saborosa. É sempre importante ficar atento ao rótulo dos produtos e conferir os níveis de açúcar.

Cacau em pó para substituir o achocolatado (Foto: Divulgação)
Cacau em pó para substituir o achocolatado (Foto: Divulgação)

Recheie com doce de leite diet

É comum encontrar doce de leite diet enlatado, mas para que ele fique com uma textura perfeita para um recheio de bolo, por exemplo, a dica é juntá-lo com aqueles pudins diet de caixinha (sabor baunilha). Prepare o pudim de acordo com as instruções da embalagem e depois misture-o com o doce de leite, até formar uma massa homogênea.

Aprenda a comer bem e com saúde sempre (Foto: Divulgação)
Aprenda a comer bem e com saúde sempre (Foto: Divulgação)

Acerte na escolha do fermento

Comprar o fermento certo faz toda a diferença. No caso de receitas diets, a ausência de açúcar exige um fermento mais eficaz. Preste atenção se, na lista de ingredientes do rótulo, consta “pirofosfato de sódio”. Esta substância, ao lado do bicarbonato, fica mais potente a ajuda o bolo a crescer mais.

Cuidado com o adoçante

É preciso cuidado na hora de usar adoçante para não abusar na dose. O excesso dele, além de alterar o sabor, pode refletir na balança. A explicação é que muitos desses edulcorantes artificiais (adoçantes) possuem a mesma quantidade de calorias do açúcar.