Substituto do achocolatado para quem tem diabetes

Achocolatado é item comum na casa dos brasileiros. Bastante versátil, ele é usado em várias receitas, desde o brigadeiro à bolos de chocolate. Mas para quem é diabético, o achocolatado é um grande inimigo por conta da alta concentração de açúcar, falta de nutrientes e grande quantidade de caloria. Para não tirar o prazer de uma boa sobremesa, uma saída saudável é optar pelo cacau em pó. Confira Substituto do achocolatado para quem tem diabetes.

Substituto do achocolatado para quem tem diabetes (Foto: Divulgação)
Substituto do achocolatado para quem tem diabetes (Foto: Divulgação)

Substituto do achocolatado para quem tem diabetes

Achocolatados costumam apresentar grande quantidade de açúcar em sua composição, basta conferir a tabela nutricional e confirmar o fundo do copo. Adicione ao excesso de açúcar a falta de nutrientes e o alto índice calórico. Tudo isso é condenável para diabéticos, pois afeta o controle da glicemia e do peso.

Achocolatados deliciosos, confira (Foto: Divulgação)
Achocolatados deliciosos, confira (Foto: Divulgação)

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Receitas para quem tem diabetes

Por isso, na hora de preparar receitas para diabéticos, nutricionistas recomendam substitui-lo por cacau em pó, que, além de reduzir a quantidade de açúcar, é uma opção saudável e muito mais saborosa. Existem ainda as versões diet dos achocolatados, mas é preciso ficar atento ao rótulo desses produtos para conferir os níveis de açúcar e garantir que ele é, de fato, o mais adequado.

Aposte no achocolatado em pó (Foto: Divulgação)
Aposte no achocolatado em pó (Foto: Divulgação)

Cuidado com o açúcar

O mais recomendável mesmo é o cacau em pó, pois além de não expor o paciente às elevadas taxas de açúcar contidas nos achocolatados, ele melhora a ação da insulina. Existem inúmeras outras vantagens do cacau. Ele é um produto rico em vitaminas, minerais e fibras, além de trazer inúmeros benefícios à saúde, como:

Consuma chocolate com consciência (Foto: Divulgação)
Consuma chocolate com consciência (Foto: Divulgação)

Antioxidante: combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças.

Humor: o cacau aumenta os níveis de serotonima, um neurotransmissor ligado à melhora do humor; é fonte de dopamina, que está relacionada à sensação do prazer; e também é fonte de feniletilamina, que está relacionada à sensação de bem-estar.

Intestino: cacau contém flavonoides, que servem como alimento para bactérias probióticas, que são benéficas para o intestino; portanto, o cacau ajuda a regular a flora intestinal.

Coração: auxilia no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial, além de ser rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes, que combatem os radicais livres, ajudando a promover a saúde cardiovascular.

Portanto, na hora de preparar bolos, vitaminas ou cookies, lembre-se destas vantagens de substituir o achocolatado pelo cacau em pó. Outra opção é usá-lo polvilhado no iogurte, na banana e com frutas. Use a criatividade, mas não esqueça de pedir a orientação de nutricionista sobre a quantidade ideal para o consumo.