Remédio forxiga contra diabetes: ação, informações

O descobrimento da cura do diabetes ainda é uma realidade distante, mas os portadores da doença alimentam as esperanças com os avanços nas pesquisas científicas e com o desenvolvimento de remédios lançados pela indústria farmacêutica que facilitam o tratamento e garantem mais qualidade de vida para os pacientes. Um desses remédios é o forxiga, que atua no rim, estimula a perda de açúcar e sódio pela urina e, por tabela, ajuda na redução de peso e no controle da pressão arterial. Conheça o Remédio forxiga contra diabetes

Remédio forxiga contra diabetes: ação, informações (Foto: Divulgação)
Remédio forxiga contra diabetes: ação, informações (Foto: Divulgação)

Remédio forxiga contra diabetes

O forxiga está disponível para vendas no Brasil desde o início de 2014 e está entre os remédios que garantem qualidade de vida aos diabéticos por conta da sua eficácia no controle da glicemia e dos poucos efeitos colaterais que causa. Este medicamento ajuda a diminuir a glicemia na medida em que elimina através da urina o excesso de açúcar no sangue.

Leia mais informações sobre: Pontos comuns entre diabetes e colesterol

Tenha cuidado com o seu excesso de peso (Foto: Divulgação)
Tenha cuidado com o seu excesso de peso (Foto: Divulgação)

Medicamento ajuda rins

O remédio atua diretamente nos rins para inibir a ação da enzima responsável pelo transporte de glicose para o sangue. Com isso, o excesso de glicose vai para os rins e não retorna para a circulação sanguínea, sendo eliminada do organismo por meio da urina. É exatamente desta forma que acontece a redução dos níveis de açúcar no sangue.

Consuma um remédio que possa te ajudar a controlar a diabetes (Foto: Divulgação)
Consuma um remédio que possa te ajudar a controlar a diabetes (Foto: Divulgação)

Sangue passa pelo filtro dos rins e o açúcar pode não fazer bem

Quando o sangue passa pela filtragem dos rins, a maior parte do açúcar volta para a corrente sanguínea e é reabsorvido por moléculas, como a SGLT2. Obviamente, quando retorna para o sangue, o açúcar deixa a glicemia alta. O forxiga atua justamente no bloqueio da ação da SGLT2 pafra diminuir o nível da glicemia.

Confira mais informações sobre: Truques culinários para quem tem diabetes

Consuma remédios que te ajude a controlar a diabetes (Foto: Divulgação)
Consuma remédios que te ajude a controlar a diabetes (Foto: Divulgação)

O medicamento pode ser usado em qualquer estágio do diabetes

De acordo com o laboratório AstraZeneca, que produz o remédio, forxiga pode ser utilizado em qualquer estágio do diabetes. Ele é de uso oral e deve ser administrado uma vez ao dia e pode ser usado isoladamente ou combinado com outros antidiabéticos, como insulina e metformina. Mas o seu uso deve ser indicado pelo médico que acompanha cada caso, pois o tratamento do diabetes deve ser individualizado, já que cada paciente tem suas particularidades.

No Brasil, uma caixa com 30 comprimidos do medicamento custa de 120 a 130 reais. Além disso, outro benefício atribuído ao forxiga é o auxílio na perda de peso, já que a glicose eliminada pela urina, além de diminuir o açúcar presente na corrente sanguínea, reduz a quantidade de calorias a serem acumuladas no organismo.