Porque a diabetes é silenciosa: entenda

Segundo o relatório Saúde Brasil, elaborado pelo Ministério da Saúde, o diabetes é a terceira maior causa de morte entre os brasileiros, perdendo apenas para doenças cardiovasculares e câncer. Por conta do estilo de vida dominante no mundo inteiro, onde prevalece sedentarismo e alimentação desregrada, a tendência é que o número de casos da doença aumente a cada dia se não houver uma conscientização geral sobre a importância da prevenção.

Por se tratar de uma doença silenciosa, ou seja, de sintomas muito leves e difíceis de serem identificados, agrava ainda mais a situação, pois as vezes ela se desenvolve no organismo e só é percebida quando está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Por isso é fundamental estar bem informado, conhecer os sintomas, estar atento aos sinais que o corpo pode emitir e procurar orientação médica. Entenda Porque a diabetes é silenciosa.

 

Cuidados com o diabetes no seu dia a dia (Foto: Divulgação)
Cuidados com o diabetes no seu dia a dia (Foto: Divulgação)

Porque a diabetes é silenciosa: entenda

O diabetes é uma doença sem cura, mas que pode ser controlada, com mudanças no estilo de vida e o tratamento adequado, podendo garantir qualidade de vida ao paciente. Para que isso aconteça, porém, é fundamental um diagnóstico precoce e acompanhamento médico.

Coma alimentos adequados para ter saúde sempre (Foto: Divulgação)
Coma alimentos adequados para ter saúde sempre (Foto: Divulgação)

Sintomas bem sutis

Como trata-se de uma doença silenciosa, cujos sintomas costumam ser sutis e passar despercebidos, é importante a realização de exames periódicos para acompanhar as taxas de glicose no sangue (considerada normal até 110 mg, pré-diabetes até 126 mg e acima disso, diabetes), principalmente, se houver histórico da doença na família.

Veja mais informações sobre: Medicamentos grátis pelo sus contra diabetes

Porque a diabetes é silenciosa: entenda (Foto: Divulgação)
Porque a diabetes é silenciosa: entenda (Foto: Divulgação)

Informação ajuda na prevenção

A informação é uma grande aliada na prevenção e mesmo no controle da doença. Conhecer os possíveis sinais que o organismo emite quando o diabetes se desenvolve e saber observar o funcionamento do corpo faz parte dos cuidados. Os principais sintomas são: aumento do apetite, sede e urina em excesso, perda de peso acelerado, fraqueza, indisposição, sonolência e demora na cicatrização de ferimentos. São sintomas difíceis de serem notados no dia a dia e até podem ser associados a outros problemas que não o diabetes.

Diabetes acontece de modo silencioso (Foto: Divulgação)
Diabetes acontece de modo silencioso (Foto: Divulgação)

Diagnóstico da diabetes

Caso esses sinais apareçam com frequência e intensidade, a ida ao médico é mais do recomendada, pois quando eles surgem é quando, geralmente, o nível de glicemia (quantidade de açúcar circulante no sangue) já está bem acima do normal.

Quanto mais cedo for diagnosticada a diabetes, mais fácil controlá-la. Com o tratamento adequado e as as devidas mudanças no estilo de vida, aliando alimentação saudável e atividades físicas regulares, é possível retardar suas consequências e evitar complicações, como problemas cardiovasculares.

 

 

/* */