Porque a Diabetes afeta os olhos: Como cuidar

A diabetes é uma doença que, se bem controlada, não prejudica a qualidade de vida do paciente. Mas se a pessoa não der atenção aos cuidados recomendados pelo médico, ela pode resultar em uma série de problemas, afetando, inclusive, os olhos.

Porque a Diabetes afeta os olhos
Porque a Diabetes afeta os olhos: Como cuidar (Foto: Pixabay)

Doença que atinge milhões de brasileiros, a diabetes se caracteriza por uma elevação dos níveis de glicose no sangue, causada pela falta de insulina ou pela ineficiência do hormônio em pessoas com excesso de gordura corporal.

Se não controlado, o aumento do nível de glicose no sangue pode acabar levando ao surgimento de danos nos vasos sanguíneos e nervos, acarretando em complicações como disfunção e falência de órgãos, entre os quais os olhos, os rins e o coração.

Os riscos da diabetes para os olhos

Em relação à visão, o risco aumenta por causa das alterações provocadas nos vasos dos olhos, que são pequenos, ficando sujeitos a furos que dificultam a irrigação de determinadas áreas, situação que pode levar à retinopatia diabética, uma das maiores causas de cegueira.

Essa patologia começa de forma branda e vai evoluindo até a sua forma mais grave, chamada retinopatia diabética proliferativa, em que há um grande comprometimento da visão, podendo gerar problemas como descolamento da retina, hemorragia e neovascularização da íris, entre outros.

Porque a Diabetes afeta os olhos
Os diabéticos devem ter cuidado especial com a visão (Foto: Pixabay)

As complicações oculares causadas pela diabetes também podem resultar no glaucoma (aumento da pressão dentro do olho). Essa pressão alta do olho danifica o nervo óptico, com o passar do tempo, levando à perda da visão lateral.

Outra doença na visão cujo risco aumenta com a diabetes é a catarata, que consiste na formação de uma espécie de nuvem sobre o cristalino do olho, deixando a visão embaçada e comprometendo a realização de inúmeras atividades.

Como cuidar

Agora que você sabe porque a diabetes afeta os olhos, é preciso ficar atento à prevenção, para evitar os problemas citados. Quem tem a doença e sente alguma dificuldade para ler, dor nos olhos ou olhos vermelhos, deve medir a glicemia diariamente, para verificar se ela está controlada.

Além disso, os diabéticos devem consultar o oftalmologista regularmente, pelo menos uma vez ao ano, para fazer os exames e identificar possíveis alterações assim que elas surgirem, facilitando o tratamento.

O tratamento para doenças oculares causadas pela diabetes pode incluir fotocoagulação a laser de argônio e vitrectomia, nos casos de retinopatia diabética; o uso de colírios para baixar a pressão e cirurgia a laser, para glaucoma; e a colocação de uma lente intraocular, nos casos de catarata.

Porque a Diabetes afeta os olhos
A ida ao oftalmologista deve acontecer pelo menos uma vez ao ano (Foto: Pixabay)

O que fazer para evitar as doenças oculares

Como dissemos no início do texto, a melhor forma de evitar os perigos da diabetes para a visão é se cuidar bem, mantendo os índices glicêmicos controlados e levando uma vida saudável (cuide da alimentação e do corpo como um todo).

Fazendo isso, você vai conseguir controlar a diabetes, prevenir os problemas nos olhos e também evitar diversas outras complicações, como obesidade, infarto, AVC e dificuldade de cicatrização de lesões, entre outras, que têm o risco aumentado em decorrência da diabetes.

 

/* */