Perigos de cortes em diabéticos

Todo paciente diabético precisa redobrar a atenção aos pequenos detalhes do dia a dia para garantir qualidade de vida e evitar complicações. Um desses cuidados se refere à ferimentos, pois a doença dificulta o processo de cicatrização. Dessa forma, o diabético precisa, antes de tudo, prevenir machucados e, se não conseguir evitá-los, tratar da maneira mais adequada possível para não gerar problemas mais graves, como infecções e até mesmo amputações. Entenda quais são os Perigos de cortes em diabéticos.

Perigos de cortes em diabéticos (Foto: Divulgação)
Perigos de cortes em diabéticos (Foto: Divulgação)

Perigos de cortes em diabéticos

O paciente com diabetes costuma ter dificuldades no processo de cicatrização de feridas por conta da má circulação do sangue. Além disso, a doença, quando fora do controle, também pode gerar a neuropatia (comprometimento dos nervos periféricos), levando à perda da sensibilidade nos pés – o que facilita machucados.

Saiba mais informações sobre: 5 alimentos tão perigosos quanto o doce para os diabéticos

Cuidado com os cortes (Foto: Divulgação)
Cuidado com os cortes (Foto: Divulgação)

Níveis de açúcar elevado

Quando o paciente está com os níveis de açúcar muito elevados, a sua imunidade fica baixa. Por isso qualquer ferimento, por mais superficial que seja, se não receber os devidos cuidados, pode se desenvolver para um quadro mais grave.

Se cortar pode ser bem perigoso (Foto: Divulgação)
Se cortar pode ser bem perigoso (Foto: Divulgação)

Cuidados com os pés

Pesquisas apontam que, no decorrer da vida, 25% dos pacientes diabéticos apresentarão lesões graves nos pés. Além disso, 80% das amputações do membro inferior de diabéticos são consequência de úlceras crônicas e cicatrizações deficientes.

Se não cuidar do ferimento o problema pode se agravar

Em caso de ferimentos, o paciente deve procurar orientação médica o mais rápido possível, pois se não houver a intervenção adequada, aumenta os riscos de infecção. Se o quadro de infecção não for controlado poderá evoluir para a necessidade de amputação do membro.

Conte com a diabetes (Foto: Divulgação)
Conte com a diabetes (Foto: Divulgação)

Mas o mais importante é ter cuidados especiais para evitar qualquer ferimento, principalmente nos pés. Separamos algumas dicas de como se prevenir:

  • Examine os pés todos os dias, inclusive entre os dedos
  • Lave os pés todos os dias com sabão neutro e água morna ou fria. Em caso de água morna, garanta que a água esteja numa temperatura adequada
  • Enxugue bem os pés, especialmente entre os dedos
  • Use creme hidratante, mas nunca entre os dedos
  • Na hora de cortar as unhas, deixe-as em linha reta, nunca tire as cutículas e nem os cantos
  • Use calçados confortáveis, fechados e macios
  • Evite andar descalço, mesmo em casa
  • Se for usar meias, escolha as sem costura e que não prendam a circulação
  • Se tiver com calos, rachaduras, verrugas, bolhas ou unhas encravadas, não resolva o problema por conta própria. Procure um profissional e não esqueça de avisar que é diabético