Medicamentos grátis pelo SUS contra diabetes

Hoje, com tantas despesas domésticas, um tratamento médico pode desequilibrar as finanças pessoais. Medicamentos, consultas, exames e tantas outras coisas necessárias somam um montante considerável no final do mês. No caso do diabetes não é diferente.

A doença demanda cuidados especiais e tratamento rigoroso, que muitas vezes envolve medicamentação oral ou mesmo a aplicação de insulina. Considerado uma epidemia, o quadro de diabetes no Brasil exige uma ação efetiva do Estado para evitar o agravamento do cenário. Atualmente, o governo brasileiro disponibiliza, gratuitamente, remédios para o tratamento do diabetes para facilitar a vida dos pacientes. Saiba como encontrar Medicamentos grátis pelo SUS contra diabetes.

Medicamentos grátis pelo SUS contra diabetes (Foto: Divulgação)
Medicamentos grátis pelo SUS contra diabetes (Foto: Divulgação)

Medicamentos grátis pelo SUS contra diabetes

De acordo com a lei federal 11.347, os pacientes brasileiros com diabetes devem receber, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde (SUS), os medicamentos necessários para o tratamento, assim como os materiais exigidos para a sua aplicação e a monitoração da glicemia capilar. Para isso, é preciso estar inscrito em algum programa de educação especial em diabetes.

Consuma o remédios para o controle do diabetes (Foto: Divulgação)
Consuma o remédios para o controle do diabetes (Foto: Divulgação)

Confira mais informações sobre: Desvende os segredos dos remédios de diabetes: como funciona

Na prática, funciona assim: a pessoa deve ir ao posto de saúde e se cadastrar como paciente com diabetes do SUS ou do Hiperdia (Sistema de Informação em Hipertensão e Diabetes). No próprio posto, o paciente deve solicitar os medicamentos do tratamento, mediante a apresentação de receita do médico responsável. Se não for atendida, a pessoa pode recorrer à ouvidoria da Secretaria de Saúde do estado ou do município ou mesmo entrar com ação judicial para exigir o fornecimento gratuito dos remédios.

Aposte na gratuidade do medicamento por meio do SUS (Foto: Divulgação)
Aposte na gratuidade do medicamento por meio do SUS (Foto: Divulgação)

Farmácia Popular

Outra opção de acesso gratuito aos medicamentos para diabetes (e também para hipertensão) é o programa Farmácia Popular, do governo federal. O programa atende todos os brasileiros, basta que sejam apresentados documento de identidade, CPF e a receita médica com validade indicada para cada tipo de remédio, exigida para evitar a automedicação. A receita pode ser emitida tanto por médico do SUS como da rede privada.

Saiba mais informações sobre: Cuidados com a hipoglicemia: dicas

Veja o medicamento gratuito pelo SUS (Foto: Divulgação)
Veja o medicamento gratuito pelo SUS (Foto: Divulgação)

Importância de principio ativo

É importante alertar o médico que prescreva a medicação pelo princípio ativo e não pelo nome comercial, pois os estabelecimentos do programa não são obrigados a fornecer todas as marcas de um mesmo medicamento.

Busque a farmácia popular e confira (Foto: Divulgação)
Busque a farmácia popular e confira (Foto: Divulgação)

O programa possui unidades próprias, chamadas Farmácia Popular do Brasil, implantadas por meio de uma parceria do Ministério da Saúde e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) com estados, municípios e instituições filantrópicas. Mas também existe parceria com a rede privada de farmácias e drogarias, chamada de Aqui Tem Farmácia Popular. Os estabelecimentos se credenciam e firmam convênio com o Ministério da Saúde.