Hipoglicemia: O que é, Sintomas, Tratamentos e Causas

Muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que significa hipoglicemia e é por isso que vamos explicar tudo corretamente para que não reste nenhuma dúvida. Portanto se você está interessado em saber sobre mais sobre O que é, Sintomas, Tratamentos e Causas, poderá conferir as informações que trouxemos.

hipoglicemia-o-que-e-causas-sintomas-e-tratamentos

O que é hipoglicemia

Para quem não sabe, a hipoglicemia é conhecida como um distúrbio que é provocado pela concentração de glicose no sangue, que no caso seria o açúcar e isso pode afetar as pessoas que são ou não, portadoras do diabetes. A doença é considerada um dos efeitos colaterais da diabetes, mas outros fatores também contribuem para o desencadeamento da mesma. Lembrando que a hipoglicemia não é uma doença e sim um indicador de que algo pode estar errado.

Há dois tipos, ou seja, a hipoglicemia de jejum e a hipoglicemia pós-prandial ou reativa, como também é conhecida. A diferença entre elas é que a hipoglicemia de jejum ocorre antes das refeições e a pós-prandial ocorre após as refeições.

Causas

Muitos fatores podem levar ao desenvolvimento da doença, como por exemplo, ficar muito tempo em jejum. O nosso corpo absorve nutrientes quando nos alimentamos e os alimentos como arroz, pães, massas, vegetais, frutas e derivados do leite são muito ricos em carboidratos, e os mesmos são convertidos em moléculas de açúcar. Uma dessas moléculas de açúcar são transformadas em glicose e é ela que nos dá a principal fonte de energia.

causas-hipoglicemia

Sintomas

O nosso corpo precisa de uma quantidade específica de açúcar para poder funcionar de forma correta, porém quando há hipoglicemia, podem aparecer alguns sintomas, como por exemplo: Confusão mental, Comportamento anormal, Dificuldade em realizar atividades simples e de cumprir tarefas rotineiras.

Pode ser que alguns sintomas que são considerados menos comuns também acabem aparecendo, como convulsões, perda de consciência e coma. Sintomas como palpitações, tremores, ansiedade, suor frio, fome excessiva e formigamento ao redor da boca também podem ser causados pela hipoglicemia, mas é preciso tomar cuidado e prestar muita atenção, pois esses não são os sintomas mais comuns de quem tem hipoglicemia. Quando estes sintomas aparecerem, recomenda-se a procura de um médico e a realização de exames de sangue específicos que possam detectar o real problema.

hipoglicemia-causas-sintomas-e-tratamento-para-glicose-baixa-1

Tratamento

Para poder tratar é preciso realizar dois tipos de tratamento, ou seja, o inicial e o imediato. O tratamento inicial vai depender dos sintomas que são apresentados pelo paciente. Sinais mais simples da doença podem ser tratados por meio da ingestão de açúcar, como doces e sucos de frutas. Quando o caso se torna mais severo, o paciente irá precisar de injeções de glucagon ou de glicose intravenosa, além de mudar a alimentação e ter uma rotina de exercícios físicos.

/* */