Frutas recomendados para diabéticos

A reeducação alimentar, com uma dieta saudável e equilibrada, é um dos principais cuidados que os diabéticos devem ter para controlar a doença e evitar complicações futuras. Essa mudança de hábito não precisa ser cheia de restrições radicais e exageros, mas é fundamental que garanta uma variação de nutrientes. Justamente por isso as frutas são grandes aliadas para os diabéticos, pois são fonte de fibras e vitaminas importantes para o organismo. Conheça algumas frutas recomendadas para diabéticos. 

Frutas recomendados para diabéticos (Foto: Divulgação)
Frutas recomendados para diabéticos (Foto: Divulgação)

Leia também: Como diminuir o açúcar no sangue

Frutas recomendadas para diabéticos

Algumas frutas possuem propriedades e nutrientes que ajudam a equilibrar a alimentação do diabético. Mas é importante conhecer quais frutas são recomendadas para evitar picos de glicemia e priorizá-las na hora de escolher qual consumir. O ideal é ingerir frutas com baixa quantidade de carboidratos, como o abacate, e evitar aquelas ricas nessa mesma substância, como a banana, pois estas aumentam os níveis de açúcar no sangue.

Aposte nas frutas certas (Foto: divulgação)
Aposte nas frutas certas (Foto: divulgação)

Consuma frutas com consciência

É preferível optar pelo consumo da fruta natural, pois o suco contém mais açúcar e menos fibras e, por consequência, promove menos saciedade e pode aumentar a glicemia. Determinadas frutas devem ser evitadas ou consumidas com moderação por diabéticos, pois contém alta taxa de carboidrato que aumentam o nível glicêmico, como: ameixa em calda, banana, jaca, tamarindo e fico em calda.

Veja como apostar no consumo consciente de frutas mesmo tendo diabetes (Foto: Divulgação)
Veja como apostar no consumo consciente de frutas mesmo tendo diabetes (Foto: Divulgação)

Saiba mais informações sobre: Truques culinários que ajudam os diabéticos

Lista de frutas que pode consumir sendo diabético

Abaixo, separamos uma lista de frutas recomendadas para diabéticos e os seus respectivos benefícios para o paciente.

Abacate: é rico de gorduras benéficas, que prolonga a sensação de saciedade, e pobre em açúcar – sendo umas das frutas mais recomendadas para diabéticos. Um alerta: como é uma das frutas mais calóricas, é preciso consumi-lo de forma moderada, pois pode colaborar com o ganho de peso.

Frutas tem vitaminas que fazem muito bem à saúde (Foto: Divulgação)
Frutas tem vitaminas que fazem muito bem à saúde (Foto: Divulgação)

Maçã: possui alta concentração de pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia e atua na redução do colesterol ruim. Além disso, ela ajuda a prolongar a sensação de saciedade e regula o intestino.

Limão: como o diabetes dificulta a cicatrização, existe uma preocupação com hemorragias. O limão ajuda a prevenir grande perda de sangue, a fortalecer as artérias e diminuir a viscosidade do sangue.

Cereja: é uma fruta importante para o combate da ação de radicais livres, pois é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, mantendo as células saudáveis por mais tempo. O cuidado é que ela pode elevar os níveis de glicemia, ou seja, deve ser consumida com moderação.

Não esqueça quais frutas fazem bem à saúde (Foto: Divulgação)
Não esqueça quais frutas fazem bem à saúde (Foto: Divulgação)

Amora: precisa ser consumida com moderação, já que seu índice glicêmico é alto, mas ajuda a acelerar a liberação de insulina e a estabilizar a pressão arterial.

Uva: auxilia a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e a controlar o mau colesterol. O ideal é que seja consumida com a casca.

 

/* */