Ervas que ajudam a controlar o diabetes

Quem tem diabetes sabe que essa é uma doença crônica e portante não existe uma cura. Porém, felizmente, existe tratamento. Há uma variedade grande de ervas que ajudam a controlar o diabetes. É claro que não se pode restringir os cuidados somente com a utilização das ervas de ajudam a controlar o diabetes. É necessário que se alie a isso uma dieta adequada, exercícios físicos e remédios. Mas as ervas que ajudam a controlar o diabetes podem dar um upgrade nesse processo terapêutico e sua eficácia.

Há pacientes diabéticos que tomam injeções diárias de insulina. Outros tomam remédios ministrados via oral, por meio de comprimidos específicos. Ressaltamos que quem toma essa medicação pode e deve continuar com ela. Mas há um contingente de ervas que ajudam a controlar o diabetes de forma mais natural e saudável.

Não deixe de ler esse artigo, pois falaremos sobre essas ervas e como consumi-las para se livrar da doença.

Ervas que ajudam a controlar o diabetes

Como dissemos anteriormente, o diabetes é uma doença que ocorre no metabolismo da pessoa. Por isso, além dos medicamentos, a pessoa precisa tomar cuidado com a alimentação que possui. Dependendo de quantos e de quais alimentos ela ingere, seu diabetes pode melhorar ou piorar.

Essas ervas possuem diversas propriedades medicinais que ajudam e muito a controlar o diabetes. Com algumas plantas você pode fazer chás e saladas. Com os temperos e outras ervas, pode temperar e preparar refeições deliciosas.

Listaremos abaixo algumas plantas, temperos que ajudam a controlar o diabetes.

  • Cúrcuma

Ela é uma planta que possui folhas mais alongadas e brilhosas e uma comprida raiz que possui uma característica e marcante cor laranja. Ela é capaz de oferecer inúmeros benefícios para a saúde do indivíduo.

curcuman contra diabetes

A cúrcuma uma poderosa propriedade anti-inflamatória. Por conta disso, é altamente recomendada para pessoas que tem artrite, doenças vasculares e doenças cardíacas.

A cúrcuma possui uma substância ativa em sua composição chamada de curcumina. Essa substância auxilia na diminuição dos índices de açúcar no sangue. Com um pouquinho de ingestão de cúrcuma por dia já se pode notar uma redução na glicose e contenção do avanço do diabetes.

  • Chicória

A utilidade da chicória reside no fato de que ela contém inulina. Pode ser consumida na forma de saladas.

chicoria contra diabetes

  • Gengibre

O gengibre é uma raiz de gosto bem forte, levemente picante, que é capaz de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde. No caso do diabetes, ele proporciona várias coisas boas, sobretudo ao diabetes tipo 2.

gengibre contra diabetes

Uma boa sugestão para o consumo desse alimento é in natura, picado no preparo de pratos quentes, para dar aquele gostinho diferenciado e marcante. Outra opção é tomar o chá do gengibre.

  • Canela

A canela é uma especiaria de sabor bem característico. Ela ajuda o corpo a reduzir de forma expressiva.

Você pode misturar a canela ao arroz, ao feijão, lentilhas, pratos que envolvam carne, obviamente sempre dispensando a necessidade de açúcar. O consumo da canela também pode ser feito no formato de infusão ou de chá.

canela contra diabetes

Uma receita bem simples de chá de canela é colocar 3 pedaços de canela em pau em um litro de água e por para ferver. Assim que ferver, desligue o fogo, tape a panela e espere até ficar morno. Não precisa consumir todo o chá de uma vez. Pode ir tomando-o várias vezes ao dia.

Consuma para o controle da sua diabetes

Essas foram apenas algumas das muitas ervas que ajudam a controlar o diabetes. Há várias outras como carqueja, pata de vaca, ginseng, jamelão, mirtilo, curry, barbosa, berberino, chia, chá verde, erva mate, chá preto, oliveira, alho, feno gego, orégano e muito mais.

/* */