Entenda porque o iogurte ajuda na prevenção do diabetes

A alimentação é uma das principais formas de evitar o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Com uma dieta balanceada e adequada às necessidades do organismo de cada paciente, é possível prevenir a doença – ao lado, claro, de um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios físicos. De tempos em tempos, surgem pesquisas que apontam alimentos como grandes aliados nesse processo. É o caso, por exemplo, do iogurte. Entenda porque o iogurte ajuda na prevenção do diabetes.

Entenda porque o iogurte ajuda na prevenção do diabetes (Foto: Divulgação)
Entenda porque o iogurte ajuda na prevenção do diabetes (Foto: Divulgação)

Entenda porque o iogurte ajuda na prevenção do diabetes

Entenda porque o iogurte ajuda na prevenção do diabetes e veja como se cuidar melhor tendo essa doença. As causas do diabetes tipo 2 estão relacionadas com dois aspectos: o genético, ou seja, o histórico familiar da doença; e o ambiental, que envolve a má alimentação, o sobrepeso/obesidade e o sedentarismo. No primeiro caso, como se trata de predisposição genética, não há nada que a pessoa possa fazer para evitar. Mas no segundo caso, que trata de estilo de vida, a alimentação é uma questão estratégica para evitar o diabetes.

Coma mais iogurtes (Foto: Divulgação)
Coma mais iogurtes (Foto: Divulgação)

Alimentos que previnem a doença

Nesse contexto, estudiosos apontam determinados alimentos como auxiliares na prevenção da doença por diminuírem as chances do seu desenvolvimento. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, sugere que o iogurte é um desses alimentos. O estudo britânico comparou os hábitos alimentares de pessoas com e sem diabetes tipo 2 e descobriu que a prevalência do diabetes é significativamente menor entre aquelas que consomem iogurte com baixo teor de gordura (desnatado) ao menos quatro vezes por semana.

Coma iogurte de baixa lactose (Foto: Divulgação)
Coma iogurte de baixa lactose (Foto: Divulgação)

Mecanismos que te ajudam no controle do diabetes

Os pesquisadores não identificaram os mecanismos que fazem com que o iogurte produza esse efeito, mas destacam que o alimento contém nutrientes essenciais à saúde, como cálcio, vitamina D e ácidos graxos. Eles acreditam ainda que os probióticos tenham um papel fundamental nesse efeito benéfico.

Segundo a pesquisa, o consumo de quatro copos de 125 gramas de iogurte por semana reduz em até 28% o risco de diabetes tipo 2. O estudo descobriu ainda que outros laticínios com baixo teor de gordura, como queijo cottage, podem diminuir essas chances em até 24%.

Outro estudo, realizado por holandeses e ingleses, reforça que o consumo de iogurte pode reduzir o risco da doença. A pesquisa afirma que a ingestão de meio pote de iogurte por dia (equivalente a 55 gramas) está associada a uma probabilidade 12% menor de ter diabetes tipo 2.

De acordo com os estudiosos, existem duas razões prováveis para que o iogurte produza esse efeito: a fermentação pela qual esse alimento passa e as bactérias probióticas podem promover reações benéficas para a saúde. Mas todos os pesquisadores são enfáticos em recomendar: antes de incluir o alimento na dieta, converse com o nutricionista e médico para saber como usá-lo de forma eficaz no tratamento.