Entenda porque o chá preto pode diminuir riscos de diabetes tipo 2

Tem gente que adora um chá entre uma refeição e outra, mas muitas vezes não sabe que, para além do sabor proporcionado, a bebida também pode contribuir muito para a nossa saúde. O chá preto, por exemplo, possui diversas propriedades benéficas para o organismo e atua, inclusive, na prevenção do diabetes. Entenda porque o chá preto pode diminuir riscos de diabetes tipo 2.

Entenda porque o chá preto pode diminuir riscos de diabetes tipo 2 (Foto: Divulgação)
Entenda porque o chá preto pode diminuir riscos de diabetes tipo 2 (Foto: Divulgação)

Entenda porque o chá preto pode diminuir riscos de diabetes tipo 2

Boa notícia para os fãs do chá preto: pesquisadores da Suíça analisaram a quantidade de casos de diabetes tipo 2 em relação ao consumo diário da bebida em 50 países. Foi constatado que as populações dos países que mais bebem o chá (como Irlanda, Turquia e Grã-Bretanha) apresentam os níveis mais baixos da doença em comparação com as que menos ingerem (como Brasil, México e Marrocos).

Aproveite os muitos chás que temos (Foto: Divulgação)
Aproveite os muitos chás que temos (Foto: Divulgação)

Consuma alguns chás no seu dia a dia

Mas os bons resultados não se relacionam somente com o diabetes. A pesquisa apontou ainda que o consumo de chá preto está relacionado a níveis mais baixos de outras doenças metabólicas, como as cardiovasculares, a também de obesidade – problemas intimamente ligados ao diabetes. Isso tudo porque a bebida contém componentes químicos chamados flavonoides complexos, com ação antioxidante, protegendo o corpo de danos e inflamações.

Permita-se tomar um delicioso chá (Foto: Divulgação)
Permita-se tomar um delicioso chá (Foto: Divulgação)

Chá preto

Essa bebida é elaborada com a planta Camellia sinesis, a mesma que origina o chá verde e o chá branco. A diferença entre esses chás está na fase em que a planta é colhida e a maneira como são preparados. No caso do chá preto, ele é feito com folhas mais velhas e passa por um processo de fermentação maior. Ele possui muita cafeína, o que contribui para a perda de peso, aumentando a queima de gordura.

Teste alguns sabores de chás sempre (Foto: Divulgação)
Teste alguns sabores de chás sempre (Foto: Divulgação)

O chá preto é facilmente encontrado em redes de supermercados e lojas de produtos naturais. Geralmente no preparo coloca-se duas colheres de sopa da erva para cada litro de água. Depois coloca a água para esquentar e apaga o fogo logo que começar a ferver. Acrescente a erva e abafe por dois ou três minutos. Depois é só coar e tomar.

Ele pode ser consumido quente ou frio, normalmente, nos intervalos das refeições principais. Recomenda-se não beber durante as refeições (para não atrapalhar a absorção de determinadas substâncias, como ferro e aminoácidos) e a noite (por conta da quantidade de cafeína que pode atrapalhar o sono). O ideal é consultar um nutricionista quanto à quantidade e forma de consumo do chá preto dentro da dieta alimentar. Só assim o paciente irá aproveitar suas propriedades da melhor forma.

 

/* */