Dieta para reverter diabetes: dicas, como fazer

Adotar um estilo de vida saudável, que reúna uma alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicos e o abandono de hábitos como uso de cigarro e bebidas alcoólicas, é o caminho certo para a prevenção e controle de várias doenças. No caso do diabetes, é uma medida fundamental. Estudos mostram ainda que uma dieta alimentar específica é possível até reverter a doença.

Veja também: Cuidados do diabético na manicure: precauções

Coma alimentos deliciosos, mas com saúde e responsabilidade sempre (Foto: Divulgação)
Coma alimentos deliciosos, mas com saúde e responsabilidade sempre (Foto: Divulgação)

Dieta para reverter diabetes

Quando se tem o diagnóstico de diabetes, umas das primeiras e principais orientações médicas se refere a mudanças nos hábitos alimentares, já que a obesidade – especialmente a gordura concentrada na região abdominal – é um dos fatores de risco e agravantes da doença. Estudos apontam que manter o peso ideal, por meio de um cardápio equilibrado e a prática regular de atividades físicas, são medidas simples e capazes de reverter o quadro um pré-diabetes e até mesmo o diabetes tipo 2.

Dieta para reverter diabetes: dicas, como fazer (Foto: Divulgação)
Dieta para reverter diabetes: dicas, como fazer (Foto: Divulgação)

Manter o peso é necessário

Hábitos saudáveis podem alterar o quadro de obesidade e, por tabela, reverter o diabetes. Mas é preciso saber também que, caso o paciente volte a engordar, o diabetes volta a se desenvolver no organismo. Portanto, é importante que as mudanças sejam definitivas, na forma de reeducação mesmo, e graduais – isto porque mudanças radicais costumam ser logo abandonadas.

Atividades físicas e boa alimentação para não descontrolar a diabetes (Foto: Divulgação)
Atividades físicas e boa alimentação para não descontrolar a diabetes (Foto: Divulgação)

Cuidado com o seu comportamento alimentar

Para incorporar mudanças no comportamento alimentar é preciso evitar, priorizar, abolir ou incorporar determinados alimentos na dieta. Isso pode ser uma tarefa difícil e ineficaz quando é feita sem orientação especializada de nutricionista.

As escolhas certas é que trazem os verdadeiros resultados. Portanto, antes de qualquer coisa, é imprescindível uma consulta com o profissional da área para que seja elaborada uma dieta adequada para cada caso, garantindo que o paciente coma corretamente.

 

Não pule refeições jamais (Foto: Divulgação)
Não pule refeições jamais (Foto: Divulgação)

Dicas de dieta para os diabéticos

Mas já para adiantá-los no entendimento dessa questão, elaboramos algumas dicas que podem ajudá-los a adotar uma dieta para reverter diabetes. Confira:

  • priorize uma alimentação rica em frutas, verduras, carnes brancas ou pescado, legumes, grãos integrais, oleaginosas e soja.
  • evitar gorduras saturadas, alimentos refinados, leite integral, manteiga, doces, frituras, carnes vermelhas e bebidas alcoólicas
  • alimentar-se a cada três horas, incluindo frutas nos intervalos das refeições principais (café da manhã, almoço e jantar)
  • muita atenção no café da manhã. Ela nunca deve ser pulada e deve ser bem reforçada. Por ser a nossa primeira refeição do dia, ela é fundamental para ajudar na disposição e energia

Confira mais informações sobre: Porque a diabetes é silenciosa: entenda

 

/* */