Como Controlar o Diabetes

Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para manter o diabetes sob controle e ainda garantir qualidade de vida. Para isso, é muito importante que o paciente seja acompanhado por um profissional da nutrição para seguir um plano alimentar compatível com as necessidades individuais do seu organismo. Mas algumas dicas servem para todos, como ficar longe de alimentos muito açucarados e gordurosos e investir em fibras, frutas e integrais. Confira uma dieta para controlar o diabetes.

 

Dieta para controlar o diabetes (Foto: Divulgação)
Dieta para controlar o diabetes (Foto: Divulgação)

Métodos contra diabetes que não usam insulina, confira

Como controlar o diabetes ?

Cada paciente deve ter um plano alimentar individual, elaborado por um nutricionista, de acordo com o seu quadro de diabetes. Uma dieta adequada deve considerar, além do estágio da doença, o peso, a idade, o estilo de vida, os níveis de glicemia e colesterol e, se possível, as preferências alimentares do paciente. Porém, algumas recomendações são para todos, como: realizar três refeições diárias intercaladas com lanches; dar preferência a alimentos ricos em fibras e evitar os açucarados.

Controle o diabetes com a aliementação (Foto: Divulgação)
Controle o diabetes com a aliementação (Foto: Divulgação)

Cuide da sua alimentação

Alimentos com baixo índice glicêmico, como pipoca, iogurte natural e brócolis, devem estar presentes na dieta, pois evitam picos de glicemia; já alimentos como geleia, sorvetes, frutas em calda ou muito açucaradas (banana, figo, etc), refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitadas o máximo possível, pois elevam as taxas de açúcar no sangue e são calóricas, contribuindo para o aumento de peso.

Para ajudá-los nessa reeducação alimentar, sugerimos uma Dieta para controlar o diabetes com quatro opções de menu para cada refeição. Confira e aproveite!

Aprenda a fazer as escolhas corretas (Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer as escolhas corretas (Foto: Divulgação)

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Café da manhã

Opção 1

  • Um copo de café com leite de soja
  • Uma fatia de pão integral com queijo branco
  • Uma fatia média de melão

Opção 2

  • 200 ml de chá verde com adoçante;
  • 2 fatias de pão integral;
  • 1 colher (sopa) rasa de requeijão light;
  • 1 banana.

Opção 3

  • Mingau de aveia com adoçante feito com 200 ml de leite desnatado e 2 colheres (sopa) de aveia.
Coma direito sempre (Foto: Divulgação)
Coma direito sempre (Foto: Divulgação)

Lanche da manhã

Opção 1

  • – Uma xícara pequena de salada de frutas com 1 col. de sopa de farinha de linhaça dourada

Opção 2

  • – 1 maçã.

Opção 3

  • – 1 Nectarina.

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Coma direito sempre, com consciência e com moderação (Foto: Divulgação)
Coma direito sempre, com consciência e com moderação (Foto: Divulgação)

Almoço

Opção 1

  • – Salada crua à vontade priorizando vegetais verde escuros
  • – Uma colher de azeite de oliva extra virgem para temperar
  • – Duas colher de sopa de brócolis refogado no alho
  • – Três colher de sopa de arroz integral
  • – Três colher de sopa de feijão ou lentilha
  • – Uma posta de salmão assada
  • – Sobremesa: um damasco

Opção 2

  • – 3 colheres (sopa) de arroz integral
  • – 4 colheres (sopa) de feijão
  • – 1 prato (sobremesa) de salada de agrião e tomate
  • – 1 colher (sopa) de cenoura ralada
  • – 100 g de filé de frango (tamanho da palma da mão)
  • – 1 laranja

Opção 3

  • – 4 colheres (sopa) de arroz
  • – 1 concha (média) de lentilha
  • – 1 prato (sobremesa) de salada de alface e tomate cereja
  • – 2 colheres (sopa) de abobrinha refogada com cebola
  • – 100 g de filé de peixe grelhado
  • – 1 taça (sobremesa) de gelatina diet

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Lanche da tarde

Opção 1

  • – Um iogurte desnatado com 1 col. de sopa de farinha da casca de maracujá.

Opção 2

  • – 1 iogurte natural, se preferir use adoçante, misturado com 4 morangos picados.

Opção 3

  • – 200 ml de bebida à base de soja sem açúcar.

Jantar

Opção 1

  • – Salada crua com azeite de oliva extra virgem
  • – Um prato fundo cheio de macarrão integral com vegetais, tomate, manjericão e mozarela de búfala.

Opção 2

  • – 4 colheres (sopa) de macarrão ao sugo;
  • – 1 prato (sobremesa) de salada de alface, tomate e cebola;
  • – 100 g de peixe grelhado;
  • – 1 colher (servir) de chuchu refogado;
  • – 1 fatia de abacaxi.

Opção 3

  • – 1 prato (fundo) de sopa de legumes (feita com cenoura, filé de frango desfiado, chuchu, abobrinha e couve)
  • – 1 caqui

Ceia

Opção 1

  • – Um copo de leite de soja batido com 1 punhado de morangos

Opção 2

  • – 1 copo (americano) de iogurte desnatado.

Opção 3

  • 1 maçã.

 

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