Dicas para prevenir diabetes

Por conta do estilo de vida moderno, com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam por negligenciar os cuidados com a saúde, especialmente no que se refere à alimentação e à prática de exercícios físicos.

Esse descuido pode desencadear diversos males para o organismo, entre eles o famigerado diabetes. Os índices de diabetes têm crescido no mundo inteiro. Somente no Brasil, segundo o Censo IBGE 2010, são mais de 12 milhões de pessoas com a doença. Para você não entrar nessa estatística, confira Dicas para prevenir diabetes.

Dicas para prevenir diabetes

Dicas para prevenir diabetes

O diabetes tipo 2, o mais comum, ocorre geralmente em pessoas com mais de 40 anos de idade e se caracteriza pela resistência do organismo à insulina – hormônio que controla os níveis de glicose no sangue (ao contrário do tipo 1, onde há a falta de produção de insulina). No caso do tipo 2, a causa da doença pode ser hereditária, mas existem fatores externos que também podem contribuir para desencadeá-la, como sedentarismo e obesidade. Portanto, especialistas afirmam que mudanças no estilo de vida, com adesão à hábitos saudáveis, podem reduzir consideravelmente as chances de desenvolver diabetes tipo 2. Separamos para você algumas Dicas para prevenir diabetes.

Durma bem: estudo realizado pelo Hospital Infantil da Filadélfia, nos Estados Unidos, aponta que uma noite de sono adequada representa menos risco de desenvolver diabetes tipo 2. O ideal é descansar de sete horas e meia a oito horas e meia por noite, o que mantém os níveis de glicose estáveis.

Perca peso: o excesso de peso é o principal fator de risco para o diabetes. Principalmente quando a gordura se concentra na região abdominal.

Pratique atividades físicas regularmente: o diabetes se desenvolve quando a insulina não atua de forma adequada na sua função de quebrar as moléculas de glicose. O exercício ajuda o corpo a melhor utilizar a insulina.

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Evite o consumo de bebidas açucaradas: consumir com frequência refrigerantes e sucos industrializados, por exemplo, bebidas com alta taxa de açúcar, aumenta o risco de diabetes pois contribuem para o aumento de peso da resistência à insulina.

Reduza o estresse: problemas emocionais, normalmente, se relacionam com maior consumo de alimentos gorduroso e calóricos, além do sedentarismo – fatores que podem acarretar em aumento de peso e aumentar as chances de diabetes.

Evite comer gordura: diversos estudos comprovam que alimentos gordurosos representam fatores de risco para a doença.

Evite o tabagismo: estudos apontam que quem fuma tem cerca de 50 vezes mais chances de desenvolver diabetes do que os não-fumantes.

Prefira alimentos com cereais integrais: esses alimentos são ricos em fibras e elas ajudam no controle da glicemia, exigindo uma menor liberação de insulina e, assim, ajuda na prevenção do diabetes.

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Pirâmide alimentar do diabetes
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