Diabetes mellitus: entenda o que é

O diabetes mellitus é um dos principais problemas de saúde e a causa de milhares de mortes no mundo inteiro. Pesquisas apontam que o número de casos da doença pode chegar a 380 milhões mundialmente até 2025. Sem tirar os casos que, muitas vezes, não são diagnosticados. Por ser considerado o “mal do século”, é importante conhecer bem a doença, como ela se caracteriza, as possíveis formas de tratamento. Diabetes mellitus: entenda o que é.

Diabetes mellitus: entenda o que é (Foto: Divulgação)
Diabetes mellitus: entenda o que é (Foto: Divulgação)

Diabetes mellitus: entenda o que é

O diabetes mellitus (DM) é uma síndrome do metabolismo, que se caracteriza quando há um grande acúmulo de açúcar no organismo, ou seja, quando os níveis de glicose no sangue estão acima dos valores considerados normais. É uma doença com base genética e hereditária, mas que também possui relações estreitas com o estilo de vida do paciente, como alimentação desequilibrada e sedentarismo.

Cuidado com a diabetes (Foto: Divulgação)
Cuidado com a diabetes (Foto: Divulgação)

Causas desse mal

Ainda não há um consenso na comunidade científica sobre as causas exatas da doença, mas sabe-se que, além do fator hereditário, alguns fatores ambientais podem contribuir para o seu desenvolvimento, como: falta de exercícios físicos, tabagismo, obesidade/sobrepeso, dieta alimentar desregrada, rica em gorduras, carboidratos, açúcares e produtos industrializados.

Essa disfunção metabólica ocorre porque o organismo da pessoa diabética não absorve da maneira correta a glicose advinda dos alimentos, ocasionando o seu acúmulo na corrente sanguínea – o que, por sua vez, pode trazer consequências sérias para a saúde, pois o açúcar a principal fonte de energia para o nosso corpo. Isso se dá porque a insulina (hormônio responsável por metabolizar a glicose) não age de forma correta ou não é produzida na quantidade adequada. São dois os principais tipos de diabetes mellitus:

Cuide da sua alimentação e peso para não ter problemas (Foto: Divulgação)
Cuide da sua alimentação e peso para não ter problemas (Foto: Divulgação)

Confira mais informações sobre: Uma pitada de sal pode ajudar o diabético a comer melhor: entenda

Tipos de diabetes

Diabetes tipo 1: comum surgir durante a infância e a adolescência. Se caracteriza quando o pâncreas deixa de produzir insulina, fazendo com que suba os níveis de açúcar no sangue. Para resolver isso, é necessário a reposição de insulina através de injeção.

Diabetes tipo 2: mais comum em pessoas acima de 40 anos e se caracteriza quando o pâncreas não produz insulina na quantidade suficiente, afetando a capacidade do organismo de transformar açúcar em energia. Aqui, também há a chamada resistência à insulina, que é quando o organismo não responde à ação da insulina, elevando a quantidade de açúcar no sangue.

Fique de olho na sua saúde (Foto: Divulgação)
Fique de olho na sua saúde (Foto: Divulgação)

Tratamento para o diabetes mellitus

O tratamento para o diabetes mellitus depende de cada caso, mas geralmente envolve prática de atividades físicas regulares, alimentação equilibrada e medicamentos- além do acompanhamento médico rigoroso. Tudo isso para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle e dentro da normalidade e evitar complicações, como problemas cardiovasculares, perda de visão e insuficiência renal.

Entre os sintomas mais recorrentes estão:

  • aumento do volume de urina,
  • perda de peso excessivo,
  • fome exagerada,
  • visão turva,
  • sonolência,
  • fraqueza e dificuldade para cicatrização de feridas.

Essas são algumas dicas importantes para entender como funciona a Diabetes Mellitus e também a como controlá-la, fique atento aos detalhes e comece a se preocupar com sua saúde.

/* */