Como saber se vou ter diabetes

Apesar de atingir grande parte da população brasileira, a diabetes não é uma doença tão difícil assim de se prever e evitar. São hábitos levados ao longo da vida que acarretam ao aparecimento dela e preveni-la não é uma tarefa complicada.

Como já disse, é tudo uma questão dos hábitos que você leva. Uma má alimentação, o descuido no seu peso e a falta de atividades físicas no seu dia a dia já são motivos suficientes para levar a um quadro de diabetes. Abaixo, confira alguns alarmantes da doença.

Como saber se vou ter diabetes (Foto: Divulgação)
Como saber se vou ter diabetes (Foto: Divulgação)

Você está acima do peso

O acúmulo de gordura faz com que o pâncreas tenha que produzir cada vez mais insulina para que a glicose consiga entrar nas células. Como você já sabe, tudo em excesso faz mal e a insulina extra acarreta uma série de mudanças no seu metabolismo, como o aumento do colesterol e da pressão.arterial.

Aprenda a comer melhor e evite a diabetes (Foto: Divulgação)
Aprenda a comer melhor e evite a diabetes (Foto: Divulgação)

Você é sedentário

O exercício físico está diretamente ligado ao menor risco do aparecimento da diabetes e a falta dele pode acarretar muitos outros problemas à sua saúde. A prática de alguma atividade física (de preferência aeróbica) aumenta a absorção de glicose pelos músculos e auxiliam na produção de insulina. Por isso, separe alguns minutinhos do seu dia e se dedique a algum exercício – uma caminhada no seu quarteirão já é válida.

Sedentarismo aliado a alimentação ruim causa mesmo diabetes (Foto: Divulgação)
Sedentarismo aliado a alimentação ruim causa mesmo diabetes (Foto: Divulgação)

Você dorme mal

Noites mal dormidas alteram o seu relógio biológico e mexem com o todo o seu metabolismo, aumentando o risco de obesidade e de diabetes. O ritmo metabólico do seu organismo diminui, o que pode levar a um aumento de aproximadamente 4 quilos por ano (sem nenhuma alteração na dieta) e, com isso, o nível de glicose no sangue e a resistência à insulina se tornam nítidos.

Dormir mal causa diabetes (Foto: Divulgação)
Dormir mal causa diabetes (Foto: Divulgação)

Você não possui uma dieta equilibrada

Por fim, o principal motivo que acarreta a ocorrência de diabetes tipo 2: a falta de uma dieta equilibrada. Evite alimentos gordurosos ao máximo, tente trocar a carne vermelha pela carne magra, opte por alimentos integrais e diminua drasticamente o consumo de açúcares.

Se você se identificou com alguns dos tópicos acima, mude os seus hábitos diários o quanto antes. A diabetes é uma doença que pode, sim, ser prevenida, mas pequenas atitudes e descuidos podem acarretar um problemão à sua saúde.

É crucial, também, que você faça visitas regulares ao seu médico. Fatores genéticos também podem levar a doença, então é importante ficar atento.

/* */