Como evitar diabetes na infância

Engana-se quem pensa que o diabetes é uma doença que afeta somente os adultos. Crianças e adolescentes também podem ter predisposição para desenvolvê-la, tanto por questões hereditárias como pela obesidade, associada a um estilo de vida sedentário e a péssimos hábitos alimentares, que vem se disseminando em todo o mundo de forma assustadora. Tudo isso tem elevado os índices de diabetes infantil. Para evitar o surgimento da doença e possíveis complicações futuras, é de extrema importância estar atento à medidas de prevenção logo nos primeiros anos de vida. Saiba, então, Como evitar diabetes na infância.

Como evitar diabetes na infância (Foto: Divulgação)
Como evitar diabetes na infância (Foto: Divulgação)

Como evitar diabetes na infância

Alimentação balanceada, vida ativa, com uma rotina que envolva exercícios físicos regulares e acompanhamento médico, com o monitoramento das taxas glicêmicas, são a chave para a prevenção do diabetes logo na infância. É recomendável evitar alimentos artificiais, ricos em açúcares, frituras e carboidratos, ao passo que deve-se priorizar alimentos vegetais, peixe, carnes pouco gordurosas, frutas e pouco sal. São medidas simples e que podem garantir uma vida mais saudável para os pequenos. Uma alimentação desregrada e uma vida sedentária são fatores que podem desencadear diversos problemas no futuro, como a obesidade.

Diabetes na infância é coisa séria (Foto: Divulgação)
Diabetes na infância é coisa séria (Foto: Divulgação)

Obesidade infantil mostra riscos de ter diabetes

Os pesquisadores são unânimes em apontar o aumento da obesidade infantil como a principal causa dos altos índices de diabetes nessa faixa etária. É importante destacar que não é preciso ser obeso para ficar em alerta e tomar os devidos cuidados, basta existir o sobrepeso. A saber: o Índice de Massa Corpórea (IMC) igual a 24 já é considerado elevado demais na infância. A concentração de gordura na região abdominal deve ser especialmente evitada, já que é uma das causas da resistência à ação da insulina.

Confira mais informações sobre: Medicamentos grátis pelo sus contra diabetes

Alimentação certa desde criancinha (Foto: Divulgação)
Alimentação certa desde criancinha (Foto: Divulgação)

Saiba mais informações sobre: Fatores de risco que levam a diabetes tipo 2

Como, em geral, o diabetes é uma doença de sintomas discretos, muitas pessoas não sabem da sua condição e acabam adiando um tratamento e facilitando complicações com o surgimento de outras doenças decorrentes, como problemas cardiovasculares. Pode-se apontar alguns sintomas que ajudam a identificar o diabetes se os pais ficarem atentos às manifestações do corpo.

Evite o diabetes sempre que puder, por meio da alimentação (Foto: Divulgação)
Evite o diabetes sempre que puder, por meio da alimentação (Foto: Divulgação)

Ausência de insulina

No caso do tipo 1, comum em crianças e caracterizado pela ausência total ou quase total de insulina, o paciente passa a urinar mais do que o normal, bebe muita água, tem a vista embaçada e emagrece rapidamente. Já o diabetes tipo 2 tem sintomas parecidos, mas são menos perceptíveis, pois são mais brandos. Por isso, é preciso atenção constante e, no momento que for identificada qualquer sinal, os pais devem buscar orientação médica.

 

/* */