Como evitar a diabetes tipo 1 tendo casos na família: dicas, como evitar

A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que se caracteriza pela destruição das células pancreáticas produtoras de insulina. Mas os pesquisadores ainda não descobriram as causas específicas dessa doença, sabe-se apenas que ela é transmitida por múltiplos genes, assim como a tipo 2. Por isso ainda são incertas as formas de prevenção da diabetes tipo 1, mesmo que existam estudos neste sentido. Saiba Como evitar a diabetes tipo 1 tendo casos na família: dicas, como evitar.

Evite o diabetes sempre que puder com a alimentação (Foto: Divulgação)
Evite o diabetes sempre que puder com a alimentação (Foto: Divulgação)

Como evitar a diabetes tipo 1 tendo casos na família     

A diabetes tipo 1 é mais comum de se desenvolver em crianças e adolescentes. Ela ocorre quando as células do sistema imunológico do paciente atacam as suas próprias células do pâncreas que produzem insulina. Com isso, o organismo não produz insulina suficiente para levar a glicose aos tecidos do corpo, fazendo com que ela se concentre no sangue. Desta forma, o paciente se torna dependente de injeções diárias de insulina para suprir essa deficiência.

Quando, por exemplo, uma criança ou adolescente possui casos de diabetes tipo 1 na família, a probabilidade de desenvolver a doença é 10 vezes maior que a das pessoas sem histórico familiar. Ou seja, existe uma predisposição genética, onde a combinação de fatores ambientais fazem a doença se desenvolver.

Veja mais informações sobre: 4 agravantes da diabetes: informações, dicas

Coma com qualidade sempre (Foto: Divulgação)
Coma com qualidade sempre (Foto: Divulgação)

Fique de olho nos fatores ambientais

Acontece que os pesquisadores ainda não conseguiram determinar especificamente os fatores ambientais relacionados à diabetes tipo 1 e que possam ser combatidos. Ao contrário da tipo 2 onde são apontados dois principais, obesidade e sedentarismo, que podem ser evitados por meio de atividades físicas e alimentação saudável. Portanto, não há procedimentos efetivos que possam prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 1 em pacientes de risco.

Evite a diabetes com atividades físicas e boa alimentação (Foto: Divulgação)
Evite a diabetes com atividades físicas e boa alimentação (Foto: Divulgação)

Confira mais informações sobre: 10 passos para ficar longe da diabetes

Expor as pessoas precocemente à proteína de leite pode ser um fator de risco de diabetes

As pesquisas sobre estes fatores ambientais para a diabetes tipo 1, chamados também de “gatilhos”, continuam a todo vapor e já foram registrados alguns avanços, mesmo que discretos. Atualmente, o fator mais estudado é a exposição precoce às proteínas do leite de vaca, que tem sido associada à doença. Da mesma forma, o aleitamento materno, para além das inúmeras outras vantagens para a saúde do bebê, tem sido apontado como uma forma de protegê-lo contra a ativação do “ataque” autoimune.

Faça a aplicação de medicamento se necessário (Foto: Divulgação)
Faça a aplicação de medicamento se necessário (Foto: Divulgação)

Cuidado com o que come

Também existem estudos que envolvem fatores nutricionais, como a suplementação precoce de ácidos graxos ômega-3, atraso na introdução do glúten na dieta das crianças com histórico de diabetes (1º grau) na família e suplementação de vitamina D para evitar doenças autoimunes. Portanto, como ainda não existe fórmula certa para evitar a diabetes tipo 1, é fundamental a ida frequente ao médico, realizar exames frequentes, além de manter um estilo de vida saudável.

 

/* */