Como aplicar a insulina: Passo a passo

Existem dois tipos de diabetes: a diabetes tipo 1, na qual o pâncreas para de produzir insulina e a diabetes tipo 2, que ocorre quando o organismo exerce uma certa resistência à insulina e ela para de trabalhar corretamente. O segundo caso – que é o atinge 90% dos diabéticos – pode ser facilmente tratado com o uso de medicamentos orais e com a mudança de hábitos alimentares. A diabetes tipo 1, porém, requer uma atenção especial e o emprego das injeções de insulina se torna necessário. Afinal, é um hormônio essencial para a boa harmonia do organismo.

 

Como aplicar a insulina Passo a passo (Foto: Divulgação)
Como aplicar a insulina: Passo a passo (Foto: Divulgação)

Como aplicar a insulina

Se seus exames indicaram que você precisará do uso da insulina isolada, não se desespere! A maioria das injeções não machuca e existem algumas técnicas para tornar a aplicação mais confortável. Confira abaixo como aplicar insulina passo a passo!

1. Higienize-se

O primeiro passo para a aplicação da insulina é a boa higienização das mãos e do local onde a agulha será aplicada. Lave bem as mãos com sabonete antibacteriano e limpe o local da aplicação com álcool.

Aprenda a aplicar a insulina (Foto: Divulgação)
Aprenda a aplicar a insulina (Foto: Divulgação)

2. Separe o material

Agora, separe todo o material que será utilizado: a seringa, a agulha e o frasco de insulina. O ideal é que você retire o medicamento da geladeira 15 minutos antes de fazer o procedimento para que a aplicação seja menos dolorida.

Faça a aplicação de insulina sempre que recomendado (foto: Divulgação)
Faça a aplicação de insulina sempre que recomendado (foto: Divulgação)

3. Escolha o local da aplicação

É muito comum que a aplicação ocorra no abdômen, mas você pode fazê-la nas nádegas, na parte exterior das coxas ou na parte superior dos braços. Teste todos os lugares e veja com qual você se acostuma melhor.

4. Penetre a agulha na pele rapidamente

Um dos principais passos para uma aplicação ser menos dolorida é penetrar a agulha de forma rápida. Faça a prega cutânea e aplique sem muitos rodeios.

5. Injete a insulina lentamente

Outra dica para uma aplicação menos dolorida: não aplique todo o conteúdo da seringa de uma vez, faça a aplicação lentamente.

Tenha cuidado ao fazer a aplicação (Foto: Divulgação)
Tenha cuidado ao fazer a aplicação (Foto: Divulgação)

6. Retire a agulha e pressione o local

Por fim, retire a agulha lentamente e pressione o local com um algodão seco. Isso evitará o vazamento de sangue no local da aplicação.

É importante que você se lembre de alternar os locais da aplicação de insulina para que não ocorram lesões na pele. Vale alternar o lado do corpo em que você aplica (direito e esquerdo) ou pode até manter a mesma área sempre, mas evite que as agulhadas sejam sempre dadas no mesmo lugar.

Por fim, mantenha a calma! Ter que utilizar agulhas e seringas todos os dias pode até parecer desesperador, mas não é. Você se acostumará rapidamente, eu garanto!

/* */