Cirurgia do Diabetes Tipo 2: Como fazer

Um médico espanhol conhecido como Carlos Ballesta que trabalha no Hospital Ruber Internacional, em Madrid, conseguiu revestir um quadro de diabetes tipo 2 em diversos pacientes obesos e essa cirurgia pode ser o que muitas pessoas esperavam. Para quem deseja saber mais sobre a cirurgia do Diabetes tipo 2, trouxemos algumas informações.

Cirurgia do Diabetes Tipo 2

Cirurgia do Diabetes tipo 2

Os especialistas estimulando que a diabetes do tipo 2, também conhecida como diabetes mellitus afeta cerca de 250 mil a 500 mil de pessoas em Portugal. A diabetes continua a crescer no mundo ocidental e embora apareça de forma discreta, os pacientes correm riscos de sofrerem lesões em seus órgãos e até mesmo a morte se caso não for tratada. Com relação a cirurgia, o médico garante que cerca de 97% das mesmas, tiveram sucesso.

Na verdade essa cirurgia nada mais é do que a cirurgia metabólica, realizada para diminuir o apetite e por coincidência o médico Carlos Ballesta descobriu que a mesma também revertia o quadro de diabetes de seus pacientes. Esse tipo de cirurgia atua no intestino, onde exatamente é a região do metabolismo da insulina. É um tipo de cirurgia pouco invasiva, pois é feita através de laparoscopia e também não deixa uma cicatriz muito grande no paciente. É também um tipo de cirurgia que oferece uma operação de baixo risco e o paciente recebe alta dentro de 48 a 72 horas.

Cirurgia diabetes mellitus

Porém é uma cirurgia indicada somente para pacientes com excesso de peso, ou seja, para pessoas que tenham um IMC superior a 35 ou então que tenham um excesso de peso de 30 quilos a mais do esperado pelo IMC e que sejam diabéticas, hipertensas ou então que tenham alguma doença que esteja relacionada com o excesso de peso. Podemos citar um caso como exemplo dessa cirurgia que foi realizada em um paciente com diabetes mellitus tipo 2, aos 56 anos de idade, ele relata:  “Sentia-me muito cansado, como se tivesse vivido 100 vidas. Não tinha energia”.

Depois de uma conversa com um familiar, o paciente descobriu que poderia ser operado e foi no dia 22 de setembro de 2012 com 63 anos que a cirurgia foi realizada. A partir dai, sua vida mudou e então ele relatou: “Sou uma pessoas nova”. Atualmente o médico Carlos Ballesta operou mais de três mil pessoas com diabetes.

Cirurgia diabetes

Como fazer cirurgia do Diabetes

Não podemos dizer que essa cirurgia é recomendada para quem tem diabetes, pois só que poderá dar essa resposta é um médico especialista. Além do mais, apesar desse depoimento sobre o efeito da cirurgia, não podemos confiar 100% e é por isso que é importante consultar um médico que realize esse tipo de cirurgia e claro o seu médico de rotina também, afinal ele sabe muito mais do seu quadro de diabetes como qualquer outro médico.