As vantagens do vinagre para o diabético em receitas do dia a dia

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de diabetes, a primeira recomendação é que ela mude seus hábitos alimentares e passe a seguir uma dieta equilibrada, diariamente, para ajudar no controle da doença, evitando complicações. Muitos alimentos surgem como grandes aliados nessa dieta, pois trazem benefícios diretos para a saúde do diabético. É o caso, por exemplo, do vinagre. Conheça As vantagens do vinagre para o diabético em receitas do dia a dia.

As vantagens do vinagre para o diabético em receitas do dia a dia (Foto: Divulgação)
As vantagens do vinagre para o diabético em receitas do dia a dia (Foto: Divulgação)

As vantagens do vinagre para o diabético em receitas do dia a dia

As vantagens do vinagre para o diabético em receitas do dia a dia para colocar esse tempero no seu cardápio. Para controlar a diabetes, é necessário manter estável o nível de glicose no sangue (glicemia). Determinados alimentos auxiliam o organismo nessa tarefa, tornando-se aliados dos diabéticos, como é o caso do vinagre.

Confira também: Como controlar a diabetes

Aposte no vinagre contra diabetes (Foto: Divulgação)
Aposte no vinagre contra diabetes (Foto: Divulgação)

Pesquisas sobre o vinagre e a diabetes

Estudos realizados pela Universidade do Estado do Arizona dos Estados Unidos apontam que o consumo do vinagre ajuda a regular a glicemia de diabéticos – principalmente após refeições ricas em carboidratos. Esse efeito foi constatado depois que voluntários da pesquisa se submeteram a uma dieta que incluía o consumo de duas colheres de vinagre por dia. A maioria apresentou uma redução no nível de glicose no sangue.

A pesquisa apontou também que esse efeito pode ser benéfico também para pessoas com predisposição para a diabetes e que precisam cuidar da alimentação e controlar o peso. Os pesquisadores destacam ainda que a ideia não fazer com que as pessoas consumam o vinagre diretamente, mas que o utilizem em seus alimentos, seja como condimento ou como ingrediente para marinar a carne, por exemplo.

Use o vinagre ao seu favor e a favor da sua saúde (Foto: Divulgação)
Use o vinagre ao seu favor e a favor da sua saúde (Foto: Divulgação)

Escolha o vinagre diferenciado

Vale lembrar que nem todo vinagre é igual. Existem vários tipos de matéria-prima, como álcool, cereais, mel, vinho e frutas. O vinagre de maçã, em especial, tem diversas funções e pode ser bastante útil na dieta, pois auxilia no emagrecimento e no controle da diabetes.

Uma dieta com vinagre de maçã ajuda a melhorar a absorção de insulina, fazendo com que ela seja produzida e aja normalmente, evitando a hiperglicemia (grande concentração de glicose sanguínea). Além disso, esse tipo de vinagre estimula a produção de enzimas digestivas que atuam na quebra de alimentos e na extração dos nutrientes; portanto, também ajuda a melhorar a digestão.

Apesar dos resultados das pesquisas serem bastante positivos e satisfatórios, não se deve abandonar as recomendações médicas. A ideia é seguir com o tratamento medicamentoso, se for o caso, e manter uma vida saudável, com uma dieta balanceada e atividades físicas regulares. Alimentos como o vinagre são aliados e não substitutos. Em todo o caso, consulte um nutricionista para saber como utilizá-lo de forma adequada.