7 Sintomas de diabetes gestacional

Todo mundo sabe que as mulheres quando estão grávidas, tendem a ficar mais frágil e podem adquirir algumas doenças comuns na gravidez, como por exemplo a diabetes gestacional. É extremamente comum que as mulheres grávidas apresentem esse tipo de diabetes e muitas delas não sabem nem sequer do que se trata essa diabetes e como podem controlar, além de claro, como descobrir que estão com diabetes gestacional. Por isso, para esclarecer algumas dúvidas, trouxemos os 7 Sintomas de diabetes gestacional para que as grávidinhas possam estar em alerta.

Diabetes Gestacional 2

Sintomas de diabetes gestacional

A diabetes gestacional é temporária, mas pode prejudicar a saúde do seu bebê e também da mãe, caso não seja bem cuidada. Um dos problemas mais comuns com o surgimento da diabetes gestacional é a macrossomia fetal que significa o peso excessivo do bebê ao nascer, além de problemas cardíacos, entre outros que podem surgir devido a glicose elevada em grávidas. Além desses fatores, podem ocorrer também problemas fetais e/ou neonatais que englobam anomalias congênitas, má formação cardíaca, prejuízos ao sistema nervoso central e aos músculos esqueléticos.

Diabetes Gestacional 3

Como Acontece Diabetes Gestacional? 

Na gravidez, a produção de hormônios da mãe sofrem adaptações que permitam que o bebê cresça de forma saudável e corretamente. A placenta que é o local que “acolhe” o bebê faz com que haja alteração na atuação da insulina devido a redução da mesma. A placenta produz diversos hormônios, e a maioria bloqueia a ação da insulina. Por isso o pâncreas tem que aumentar a produção dessa insulina para tentar reverter a situação de resistência. Por sua vez, o organismo não consegue equilibrar esse processo e por isso, no caso da diabetes gestacional, os hormônios da placenta continuam a inibir a produção de insulina causando um aumento da glicose no sangue.

Sintomas da diabetes gestacional

Os sintomas geralmente são muito difíceis de serem detectados, pois podem se confundir com os sintomas da gravidez. Porém os sintomas mais comuns são aqueles que uma pessoa sem estar grávida sente e são eles:

  1. Muita sede e necessidade de urinar frequentemente
  2. Fadiga
  3. Perda de peso
  4. Visão Turva
  5. Feridas ou machucados que demoram para cicatrizar
  6. Dormência ou formigamento dos pés e pernas
  7. Gengivas vermelhas, inchadas ou doloridas

Diabetes Gestacional

Esses sintomas não necessariamente aparecem quando o assunto é diabetes gestacional, por isso a melhor forma de detectar a presença da mesma é por meio do exame de sangue que toda grávida deve fazer para saber se está tudo bem com a sua saúde e para proporcionar um desenvolvimento saudável ao seu bebê. Procure esclarecer todas as suas dúvidas em relação a diabetes gestacional e todo o processo de cuidado e tratamento com o seu médico. Não deixe de questionar sobre esse assunto, pois é extremamente importante para a sua saúde e a saúde do seu filho.

 


/* */