7 dicas para diminuir a glicose no sangue

Manter a glicose estável já é um desafio difícil para grande parte das pessoas. Conseguir abaixar o nível dela no sangue, por sua vez, parece ser uma tarefa praticamente impossível – mas não é. É até bem simples, inclusive. Pequenas mudanças na sua dieta, a prática de algumas atividades físicas e o acompanhamento médico já serão de grande ajuda no seu tratamento.

7 dicas para diminuir a glicose no sangue (Foto: Divulgação)
7 dicas para diminuir a glicose no sangue (Foto: Divulgação)

7 dicas para diminuir a glicose no sangue

Separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a diminuir a Glicose no sangue:

 1. Verifique o seu nível de glicose regularmente

O primeiro passo para diminuir ou estabilizar a glicose no seu sangue é, justamente, saber a quantidade atual dela no seu organismo. Faça a medição sempre antes de se alimentar. Dessa maneira, você saberá o que precisa comer para suprir melhor a sua necessidade.

Atividades físicas ajudam nessa missão (Foto: Divulgação)
Atividades físicas ajudam nessa missão (Foto: Divulgação)

 2. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos, além de controlar os níveis de açúcar no sangue, libera endorfina – hormônio responsável pelo bem estar. O estresse é um dos maiores responsáveis pelos picos de glicose no sangue e a endorfina é capaz de detê-lo, então vale se exercitar algumas vezes por semana.

Aposte na sua saúde sempre (Foto: Divulgação)
Aposte na sua saúde sempre (Foto: Divulgação)

3. Aumente o consumo de fibras

As fibras auxiliam no controle do colesterol e são controladores naturais da glicose no sangue. Ela age impedindo que a glicose absorvida seja diretamente utilizada pelo organismo, então insira-a no seu cardápio o quanto antes!

Docem em excesso faz mal (Foto: Divulgação)
Docem em excesso faz mal (Foto: Divulgação)

4. Evite alimentos gordurosos

Doces, massas e alimentos gordurosos são os maiores vilões da diabetes. Eles são responsáveis por aumentar o nível de glicose no sangue muito rapidamente, podendo causar a hiperglicemia.

Comer direito ajuda muito (Foto: Divulgação)
Comer direito ajuda muito (Foto: Divulgação)

5. Ingira alimentos com baixo índice glicêmico

Diferente dos alimentos gordurosos, os alimentos com baixo índice glicêmico liberam a glicose no sangue aos poucos. Por isso, invista em alimentos com carboidratos compostos e corte os carboidratos simples da sua dieta – ele é uma das piores substâncias para o controle do nível glicêmico.

O controle de peso é essencial (Foto: Divulgação)
O controle de peso é essencial (Foto: Divulgação)

6. Controle seu peso

O sobrepeso é motivo para grande liberação de glicemia no sangue, então controle o seu peso o máximo que puder. Pratique exercícios e tenha uma boa alimentação – não é tão difícil!

Sempre tenha um médico por perto (Foto: divulgação)
Sempre tenha um médico por perto (Foto: divulgação)

7. Faça acompanhamento médico

Ninguém sabe melhor como abaixar o seu nível glicêmico do que o seu médico. Ele fará exames constantes e terá total controle do seu caso, então não deixe de fazer visitas regularmente.

O que você deve sempre lembrar é que abaixar a glicose e mantê-la estável exige hábitos diários. São pequenos esforços, sim, mas que devem ser feitos todos os dias. De nada adianta manter uma dieta completamente restrita e controlada durante os cinco dias úteis se você se esbalda em alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas nos finais de semana, por exemplo.