5 Efeitos colaterais dos principais remédios de diabetes

O tratamento para o diabetes, em termos gerais, costuma envolver alimentação balanceada, prática regular de atividades física e uso de medicamentos (seja insulina ou remédios orais). A forma como esses aspectos serão administrados depende do tipo de diabetes e do quadro clínico de cada paciente. Em relação aos medicamentos orais, alguns efeitos colaterais podem surgir durante o tratamento. Conheça 5 Efeitos colaterais dos principais remédios de diabetes.

5 Efeitos colaterais dos principais remédios de diabetes (Foto Divulgação)
5 Efeitos colaterais dos principais remédios de diabetes (Foto Divulgação)

Mais informações sobre: 3 modelos de planilhas para controle da glicemia

5 Efeitos colaterais dos principais remédios de diabetes

Muitas vezes o uso de medicamentos orais é fundamental para o tratamento do diabetes, pois eles regulam a quantidade de glicose no sangue e garantem qualidade de vida ao paciente. É preciso estar atento e conhecer, no entanto, os possíveis efeitos colaterais que esses remédios venham a causar.

Fique atento aos sintomas (Foto: Divulgação)
Fique atento aos sintomas (Foto: Divulgação)

Converse com o seu médico

Logo que identificado, os sintomas devem ser informados ao médico endocrinologista de forma imediata, pois somente ele saberá indicar as medidas necessárias, que pode ser a troca/suspensão do remédio ou a adequação das doses diárias. Mas não fique preocupado, pois na maioria das vezes os efeitos desaparecem com o tempo e os sintomas podem ser questão de adaptação ao tratamento. O importante é nunca suspender ou mudar o tratamento por conta própria.

Só use remédios prescritos pelo seu médico (Foto: Divulgação)
Só use remédios prescritos pelo seu médico (Foto: Divulgação)

Remédios controle diabetes

Existem vários tipos de remédios para controlar o diabetes. Cada um atua no organismo e ajuda a baixar o nível da glicemia de uma forma diferente; portanto, podem ter efeitos colaterais diversos. Separamos os cinco grupos aos quais as principais pílulas podem pertencer e seus possíveis efeitos colaterais. Confira:

Confira uma listagem dos principais remédios contra diabetes (Foto: Divulgação)
Confira uma listagem dos principais remédios contra diabetes (Foto: Divulgação)

Lista com remédios

  1. Sulfoniluréias (estimulam o pâncreas a fabricar mais insulina): hipoglicemia, perturbação estomacal, irritação ou coceira na pele e ganho de peso.
  2. Biguanidas (nome genérico metformina; diminui a quantidade de açúcar produzida pelo fígado): disfunção renal, vômito, fraqueza, cansaço, náuseas, tontura, dificuldade de respiração, problemas estomacais e gosto metálico na boca.
  3. Inibidores de alfa-glicosidase (diminuem a absorção dos amidos ingeridos): problemas no estômago, como diarreia e gases.
  4. Tiazolidinadionas (aumentam a sensibilidade à insulina): pode afetar o fígado, náuseas, vômito, dor de estômago, falta de apetite, cansaço, urina de cor escura, pele amarelada, ganho de peso, anemia e edema nos membros inferiores. Além disso, os remédios deste grupo podem afetar o efeito dos remédios anticoncepcionais, tornando-os menos eficazes na prevenção de gravidez. Portanto, converse com seu médico para ajustar esta questão.
  5. Meglitinidas (estimulam o pâncreas a fabricar mais insulina): hipoglicemia, que é a baixa quantidade de glicose na corrente sanguínea; e ganho de peso.
/* */