4 tratamentos para baixar a diabetes

Quando o assunto é o tratamento para diabetes, a primeira coisa que muita gente pensa é na famosa insulina – melhor amiga de muitos diabéticos por aí. O que muitos não sabem é que ela não é o único tratamento que ajuda a baixar a diabetes e que existem outras formas muito mais simples para tratá-lo. Confira abaixo alguns outros tratamentos!

4 tratamentos para baixar a diabetes(Foto: Divulgação)
4 tratamentos para baixar a diabetes(Foto: Divulgação)

1. Praticar exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é essencial para a saúde de qualquer pessoa e é ainda mais importante para os portadores de diabetes, porque ajuda a manter controlados os níveis de açúcar no sangue.

O ideal é praticar exercícios leves de três a cinco vezes na semana, mas lembre-se sempre de fazê-los com a orientação do seu médico. Também é importante que você nunca se esqueça de repor nutrientes após a prática de qualquer atividade, já que um alto gasto calórico pode levar à hipoglicemia.

Verificar sempre como está a sua insulina também é um bom tratamento e uma forma de controlar a diabetes (Foto: Divulgação)
Verificar sempre como está a sua insulina também é um bom tratamento e uma forma de controlar a diabetes (Foto: Divulgação)

2. Controlar a dieta

Outro fator importantíssimo no tratamento da diabetes é manter uma dieta extremamente rígida e controlada. O consumo de doces, gorduras e carboidratos simples deve ser evitado a qualquer custo. Para substituí-los, opte por frutas, castanhas e alimentos integrais.

Sempre pesquise por alimentos que possuem o índice glicêmico baixo, pois eles retardam a absorção da glicose. Alimentos com índice glicêmico alto, como doces e massas, aumentam a taxa de glicose no sangue muito rapidamente – o que não te fará bem.

Faça o consumo de alimento corretos e controle a dose de insulina (Foto: Divulgação)
Faça o consumo de alimento corretos e controle a dose de insulina (Foto: Divulgação)

3. Maneirar o consumo de bebidas alcoólicas e cortar o uso do cigarro

O consumo de bebidas alcoólicas não precisa ser cortado na diabetes, mas é preciso controlá-lo bem. Lembre-se sempre de se alimentar bem antes de beber para evitar enjoos, tremores pelo corpo e dores de cabeça. Além disso, beber de estômago vazio também pode causar hipoglicemia. Outra dica importante é evitar o consumo de bebidas com alto índice glicêmico, como cerveja e drinks adocicados.

Se você fuma, esse é um hábito que você deve cortar já. O cigarro aumenta as chances de infarto, contribui para a hipertensão e ajuda a acumular gordura nas artérias, tornando o fluxo de sangue cada vez mais lento.

Atividades físicas sempre ajudam nessa missão (foto: Divulgação)
Atividades físicas sempre ajudam nessa missão (foto: Divulgação)

4. Tratamentos médicos

Por fim, o tratamento mais eficaz para qualquer doença: o acompanhamento médico. Um profissional na área é a melhor pessoa para te dizer o que você deve ou não fazer e é ele quem vai te indicar os melhores tratamentos para a diabetes.

Não são todos os diabéticos que precisam fazer a aplicação diária de insulina, mas, caso esse seja o seu caso, somente um médico será capaz de te auxiliar no uso correto dessa substância.

Conviver com a diabetes não é uma tarefa difícil, você só precisa saber como tratá-la corretamente. Uma boa alimentação associada com alguns exercícios físicos já irão te ajudar bastante. Além disso, corte alguns hábitos ruins e faça um acompanhamento periódico com o seu médico.

/* */