10 promessas científicas para combater o diabetes

Qualquer sinal de avanço nos estudos sobre prevenção e controle do diabetes é motivo de comemoração na comunidade científica. Por mais que sejam apenas pesquisas iniciais, já que a doença continua sem cura, são formas de garantir mais qualidade de vida para os pacientes e tornar a convivência com a doença mais tranquila. Confira 10 promessas científicas para combater o diabetes.

10 promessas científicas para combater o diabetes (Foto: Divulgação)
10 promessas científicas para combater o diabetes (Foto: Divulgação)

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10 promessas científicas para combater o diabetes

De tempos em tempos, novas pesquisas são divulgadas revelando formas auxiliares de combater o diabetes – seja por meio da alimentação, estilo de vida ou procedimento cirúrgico. Listamos abaixo alguns desses estudos para você acompanhar o que andam descobrindo por aí. Vale ressaltar: nada deve substituir o tratamento indicado pelo seu médico; portanto, não faça nada antes de conversar com ele.

1. Caminhada

Um estudo dinamarquês, realizado pela Bispebjerg University Hospital, aponta que acelerar o passo na caminhada, praticar corrida e fazer outras atividades físicas de maior intensidade reduzem o risco de desenvolver diabetes e problemas de coração.

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2. Canela

Uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry dos Estados Unidos revela que a canela contribui para o aumento do metabolismo do açúcar nas células de gordura, ajudando na prevenção do diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares. Este alimento possui cromo, um nutriente que melhora o controle glicêmico, evitando picos de glicemia.

3. Proteína

A Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp realizou um estudo que aponta que os efeitos da proteína do soro do leite podem ajudar no controle do diabetes. A proteína, conhecida como whey protein, além de estimular o crescimento de massa muscular, atua na redução dos níveis de açúcar no sangue. Ela aumenta os transportadores de glicose sem ter a necessidade de insulina.

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Uma dessas promessas pode virar realidade (Foto: Divulgação)
Uma dessas promessas pode virar realidade (Foto: Divulgação)

4. Malhação noturna

A prática regular de atividades físicas é uma das principais recomendações quando o assunto é diabetes. Pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, indicam o horário mais estratégico para realizar musculação: depois do jantar. Segundo os estudiosos, nesse horário há uma redução maior da glicose e dos níveis de gordura.

5. Cerveja

Um estudo espanhol, feita pela Universidade de Barcelona, comprova que tomar um copo de cerveja por dia ajuda no combate ao diabetes, evita o ganho de peso e previne contra a hipertensão. A pesquisa destaca que, além de ter baixa graduação alcoólica, a bebida possui nutrientes que protegem o sistema cardiovascular. O estudo indica que mulheres podem tomar dois copos pequenos de cerveja por dia e os homens, três. O hábito, contudo, deve estar associado a um estilo de vida saudável.

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Enquanto a cura não aparece, cuide da sua saúde e pratique atividades físicas (Foto: Divulgação)
Enquanto a cura não aparece, cuide da sua saúde e pratique atividades físicas (Foto: Divulgação)

6. Células-tronco

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto revelam que a terapia com células-tronco combate a falha imunológica que caracteriza o diabetes. Durante a pesquisa, o pâncreas de pacientes voltou a funcionar normalmente e eles deixaram de depender de insulina, quatro anos depois de receberem um transplante de suas próprias células-tronco.

7. Erva-mate

Uma equipe de estudiosos da Universidade Federal de Santa Catarina analisou as propriedades e os efeitos da erva-mate em 250 voluntários com problemas de diabetes e colesterol. Os voluntários tomaram um litro da bebida por dia, dividido em três xícaras dez minutos antes, durante ou depois das refeições principais. Os pacientes com diabetes tomaram chá-mate durante dois meses e registraram uma queda média de 10% na produção de glicose. O estudo destaca ainda que a bebida reduz as complicações relacionadas ao diabetes, como problemas cardiovasculares, renais e de visão, por exemplo.

8. Cirurgia bariátrica

Estudo feito pela Universidade de Gotemburgo descobriu que a proporção de pacientes obesos com diabetes tipo 2 que fizeram cirurgia bariátrica e estavam em remissão era de 72,3% dois anos depois do procedimento contra 16,4% no grupo de controle. Quinze anos depois, as taxas de remissão de diabetes foram de 30,4% entre os que fizeram a cirurgia, significativamente maior do que os 6,5% de remissão no grupo de controle.

Promessas cientificas que você utilizar para se curar do diabetes daqui alguns anos (Foto: Divulgação)
Promessas cientificas que você utilizar para se curar do diabetes daqui alguns anos (Foto: Divulgação)

9. Dietas líquidas

Dietas que substituem refeições por milk shakes costumam ser condenadas por muitos nutricionistas. Porém, um estudo liderado pela Universidade de Glasgow e divulgado pelo jornal Daily Mail, sugere que dietas líquidas de baixa caloria auxiliam no combate à obesidade e pode até reverter determinados casos de diabetes tipo 2.

10. Vinho

Uma pesquisa francesa, realizada pelo Instituto nacional de Saúde e Pesquisa Médica, aponta que o consumo moderado de vinho pode ajudar no combate ao diabetes. O estudo afirma que, no máximo, uma taça da bebida por dia pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2 em mulheres com sobrepeso. Mais de 60 mil mulheres participaram do estudo tomando de meia a uma taça de vinho diariamente e todas apresentaram leve redução do fator diabetes. Isso por conta da presença de antioxidantes associada aos benefícios cardiovasculares da bebida.

 

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