10 passos para ficar longe da diabetes

O número de pessoas portadoras de diabetes tem aumentado assustadoramente em todo o mundo. Alimentação irregular e sedentarismo, típicos do moderno estilo de vida adotado por tantas pessoas, são hábitos que levam à obesidade – que é um dos principais fatores de risco para o diabetes tipo 2, além do aspecto hereditário. A melhor forma de prevenir a doença é estando bem informado sobre ela. Então, separamos 10 passos para ficar longe da diabetes.

10 passos para ficar longe da diabetes

10 passos para ficar longe da diabetes

Basicamente, a principal recomendação para prevenir o diabetes é adotar um estilo de vida saudável, que envolva uma dieta alimentar balanceada e a prática regular de exercícios físicos. Além disso, é importante monitorar os níveis de glicemia, ir periodicamente ao médico e ficar atento aos sinais do corpo. Reunindo tudo isso, é possível evitar o desenvolvimento da doença, que se caracteriza pela concentração de glicose (açúcar) no sangue, afetando assim o metabolismo. Confira 10 passos para ficar longe da diabetes; afinal, é melhor prevenir do que remediar.

  1. Adotar um estilo de vida saudável, que envolva prática regular de exercícios físicos e uma dieta alimentar equilibrada. Isso porque o sobrepeso/obesidade é um dos principais fatores de risco para a doença;
  2. Seja disciplinado para manter seu peso ideal. A orientação de um profissional da área, como nutricionista e endocrinologista, é muito importante para garantir uma dieta adequada e compatível com sua condição;
  3. Quanto à alimentação, dê preferência ao consumo de vegetais, peixes, aves, frutas e alimentos integrais. Ao passo que é importante evitar gorduras saturadas, frituras e açúcar refinado. Além disso, é fundamental alimentar-se regulamente, a cada três horas, por exemplo;
  4. Seja ativo. Pratique exercícios físicos regularmente, como corridas, caminhadas, natação, hidroginástica e ciclismo. O ideal é praticar diariamente, no mínimo, 30 minutos de atividades, pelo menos, cinco dias da semana. Os exercícios devem ser feitos sob orientação de um educador físico para não sobrecarregar o corpo;prevenção2
  5. Evite drogas lícitas (como cigarro e álcool) e ilícitas;
  6. Em relação ao álcool, é recomendável consumir de forma moderada, pois várias bebidas, como a cerveja, possuem alto índice de açúcar em sua composição;
  7. Dê preferência à água e sucos naturais, pois sucos industrializados e refrigerante, por exemplo, costumam conter altos índices de açúcar;
  8. Valorize suas horas de sono, durma bem. Pelo menos, oito horas por dia. Um sono de qualidade auxilia no relaxamento do corpo;
  9. Procure manter a sua saúde emocional em dia, evitando estresse e ansiedade, por exemplo. Problemas emocionais podem nos levar a comer mais;
  10. Consulte-se com seu médico regularmente para fazer exames de revisão na saúde e conferir as taxas de glicose. O ideal é realizar exames anualmente, em especial, os pacientes que tenham casos da doença no histórico familiar. Dessa forma, é possível que os exames periódicos diagnostiquem o pré-diabetes, um alerta para o desenvolvimento da doença de fato. Combatendo-o precocemente, é possível reverter o quadro e evitar o diabetes.prevenção3
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