10 hábitos para evitar a diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 se desenvolve quando o próprio corpo ataca as células do pâncreas produtoras de insulina e, geralmente, acomete crianças e adolescentes. Sabe-se que ela está relacionada à fatores genéticos combinados com fatores ambientais que ainda não são totalmente conhecidos, mas estudos apontam algumas hipóteses que podem servir para prevenção. Confira 10 hábitos para evitar a diabetes tipo 1.

10 hábitos para evitar a diabetes tipo 1 (Foto: Divulgação)
10 hábitos para evitar a diabetes tipo 1 (Foto: Divulgação)

10 hábitos para evitar a diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune e se caracteriza quando o sistema imunológico do paciente destrói as células pancreáticas que produzem insulina, elevando os níveis de açúcar no sangue. Pesquisadores apontam que as suas causas estão relacionadas à genética, mas existem outros fatores externos que desencadeiam a doença.

Estes fatores ainda não são totalmente conhecidos e comprovados cientificamente, mas estudos apontam alguns “gatilhos” e que, se evitados, podem afastar o perigo da diabetes. Confira 10 hábitos para evitar a diabetes tipo 1. 

1- Aleitamento materno

Estudos revelam que a exposição precoce às proteínas do leite de vaca tem relação com o desenvolvimento da diabetes tipo 1. Por isso, a recomendação é o aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida, que, além das já conhecidas vantagens à saúde, pode proteger o bebê contra a ativação do “ataque” autoimune.

2- Exposição solar

Pesquisas também apontam que pessoas com níveis adequados de vitamina D no organismo podem ter menos risco de desenvolver a doença na fase adulta. A luz solar é a principal fonte dessa vitamina. A recomendação é o contato com a luz do sol durante 10 a 15 minutos diários de duas a três vezes na semana. É importante evitar a exposição entre 10h e 16h.

3- Alimentos fonte de vitamina D

Como foi dito no item anterior, a luz solar é a principal fonte de vitamina D, mas ela também pode ser encontrada em alguns alimentos, como atum e sardinha em lata, ovo, queijo cheddar, iogurte, manteiga e fígado de boi. Vale ressaltar que esses alimentos também são ricos em gorduras, então sua ingestão deve ser feita de forma moderada e sob orientação de nutricionista.

Coma alimentos corretos (Foto: Divulgação)
Coma alimentos corretos (Foto: Divulgação)

4- Hipótese da higiene

Esse fator ainda é estudada e aponta que a higiene exagerada leva à menor exposição precoce a certos germes e parasitas, o que previne o sistema imunológico da criança, geneticamente predisposto, de se proteger de doenças autoimunes, como a diabetes tipo 1.

5- Hipótese da aceleração

Outra hipótese estudada é da aceleração, que sugere o aumento da obesidade estressa a célula susceptível, acelerando a sua morte prematura. Portanto, é fundamental ficar de olho na balança para controlar o peso, evitando o sobrepeso e a obesidade.

6- Alimentação equilibrada

Como os fatores externos não são totalmente conhecidos e manter uma alimentação saudável é uma recomendação unânime quando o assunto é saúde, vale incluí-la como forma de prevenir a doença – até porque é um dos fatores fundamentais para evitar a diabetes tipo 2. A dica é investir em refeições ricas em legumes, verduras e frutas, moderando no consumo de sal, gorduras, carboidratos e proteínas.

Buques qualidade de vida sempre (Foto: Divulgação)
Buques qualidade de vida sempre (Foto: Divulgação)

7- Exercícios físicos

Da mesma forma, a prática regular de atividades físicas faz parte das recomendações gerais, já que os fatores externos que desencadeiam a diabetes tipo 1 não são totalmente conhecidos. O ideal é fazer cerca de 30 minutos por dia de alguma atividade, como caminhada, corrida e natação. Isso ajuda a queimar calorias e, assim, controlar o peso.

8- Controle do peso

Controlar o peso para evitar sobrepeso e obesidade, por meio de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas, faz parte do segredo para manter a saúde em dia e também pode servir para evitar males, como diabetes.

Cuide do seu peso sempre (Foto: Divulgação)
Cuide do seu peso sempre (Foto: Divulgação)

9- Check ups

Ir periodicamente ao médico e realizar exames de prevenção é a melhor forma de monitorar a saúde. Qualquer alteração, se detectada de forma precoce, pode ser combatida e evitar o desenvolvimento da doença.

10- Hábitos saudáveis

O excesso de bebidas alcoólicas e o fumo, por exemplo, são considerados hábitos condenáveis para quem se preocupa com saúde e qualidade de vida. O abandono de ambos estão associados à prevenção da diabetes tipo 2; não há estudos que comprovem sua relação com a tipo 1, mas como os fatores externos dela ainda são desconhecidos, evitar álcool e tabaco é uma forma de cuidar da saúde de maneira geral.

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