10 dicas para conviver bem com a Diabetes

Quem sofre com a diabetes muitas vezes se vê em um “beco sem saída” e as vezes a única saída é aprender a conviver bem com o diabetes e para que isso aconteça, a melhor coisa é amenizar os sintomas da doença. Por esse motivo, para quem sobre com a diabetes, confira as informações sobre as 10 dicas para conviver bem com a diabetes de forma mais fácil para se ter uma vida mais saudável.

 conviver bem com a Diabetes

Dicas para conviver bem com a diabetes

Para conviver bem com a diabetes é bem simples, porém exige um certo cuidado e dedicação, afinal requer uma dieta rigorosa e também a prática de exercícios físicos, assim como uma mudança total nos hábitos. Por isso, trouxemos 10 dicas para conviver com a diabetes de uma forma mais fácil. Confira:

1- Fracione as refeições: Faça suas refeições em pequenas quantidades e várias vezes por dia é a primeira recomendação para quem tem diabetes. Essa dica ajuda a controlar a glicemia e o peso corporal. O ideal é consumir lanches leves entre as principais refeições.

2- Priorize os alimentos naturais: Ao invés de consumir alimentos enlatados que são prejudiciais, como o milho, ervilha e sardinha, procure por alimentos naturais como aqueles livres de conservantes e excesso de sódio. Procure comer mais frutas, verduras, legumes, carnes, cereais integrais.

3- Beba muita água: A água é essencial para qualquer pessoa, pois ajudam a eliminar as toxinas do corpo. A quantidade necessária recomendada é de 2 litros por dia.

4- Troque alimentos refinados pelos integrais: Arroz, pães, massas integrais contém mais fibras e outros nutrientes necessários, como vitaminas do complexo B. Os refinados são menos nutritivos e podem aumentar rapidamente os níveis de glicose no sangue.

5- Faça exames Básicos Anualmente: É necessário manter os exames sempre em dia, afinal é importante verificar os níveis de colesterol e triglicérides, além do funcionamento da tireoide, rins e funções hormonais.

6- Reduza suas taxas de colesterol: Em alguns casos a dieta equilibrada já é suficiente para baixar as taxas de colesterol, mas em alguns casos é preciso entrar com a medicação.

7- Durma Bem: É importante ter uma boa qualidade de sono para regular as funções do organismo. Além de manter a liberação de neurotransmissores e dos hormônios, como por exemplo, a insulina.

8- Não fume: O cigarro além de ser prejudicial para a sua saúde, também potencializa as complicações do diabetes e aumenta os riscos de infarto.

9- Trate os ferimentos imediatamente: Quem tem diabetes muitas vezes acaba se ferindo e não se dando conta da profundidade dos ferimentos e é por isso que os mesmos precisam ser tratados corretamente, pois demoram para ser cicatrizados e até mesmo os pequenos machucados podem se tornar mais graves. Por isso, quando houver qualquer tipo de ferimento, consulte o seu médico para tratar os ferimentos de forma correta.

10- Pratique exercícios físicos: É muito importante praticar exercícios físicos para controlar as taxas de diabetes.

Essas são algumas dicas para quem sofre de diabetes e não sabe como tratar a mesma de forma correta.